Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro britânico repudia Irã por deter embaixador: "flagrante violação"

Rob Macaire foi detido após protesto em Teerã - Nazanin Tabatabaee/WANA/via Reuters
Rob Macaire foi detido após protesto em Teerã Imagem: Nazanin Tabatabaee/WANA/via Reuters

Do UOL*

12/01/2020 08h34

Resumo da notícia

  • Embaixador do Reino Unido no Irã, Rob Macaire foi detido ontem em Teerã
  • Ministério iraniano alega que ele participou de manifestação contra governo
  • Rob Macaire nega e diz que foi detido quando voltava para embaixada
  • Ministro britânico diz que detenção foi "flagrante violação da legislação internacional"
  • Irã prometeu fazer uma queixa formal contra o embaixador ao Reino Unido

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, disse que a detenção do embaixador do país em Teerã, Rob Macaire, é uma flagrante violação da legislação internacional. Macaire também se pronunciou e negou ter participado da manifestação contra as autoridades iranianas, como anunciou a imprensa local.

"A detenção do nosso embaixador em Teerã sem motivo nem explicações é uma flagrante violação da legislação internacional", afirmou em comunicado o ministro Dominic Raab, para quem o governo iraniano "se encontra neste momento em uma encruzilhada".

"Pode continuar em direção ao status de pária, com todo o isolamento político e econômico que isso implica, ou reduzir as tensões e adotar um caminho diplomático de progresso", comentou.

Já Macaire se pronunciou pelo Twitter. De acordo com a imprensa britânica, o embaixador assistia a uma vigília para homenagear as vítimas do acidente aéreo ucraniano em Teerã nesta semana, ato que se tornou um protesto contra o governo, e foi detido quando voltava à embaixada do Reino Unido. Ele foi liberado após cerca de uma hora.

"Posso confirmar que não participei de qualquer manifestação. Fui a um evento anunciado como uma vigília pelas vítimas da tragédia [do voo] #PS752" da Ukraine International Airlines, abatido na quarta-feira (8) perto de Teerã, disse Macaire, acrescentando que abandonou o local cinco minutos depois, quando algumas pessoas começaram a lançar slogans contra as autoridades iranianas.

É "normal querer prestar uma homenagem", escreveu Macaire, levando em conta que "algumas vítimas eram britânicas".

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, escreveu em seu Twitter uma versão diferente.

"Ele não foi detido, mas preso como estrangeiro desconhecido em uma reunião ilegal. Quando a polícia me informou que um homem foi preso e afirmava ser embaixador do Reino Unido, eu disse IMPOSSÍVEL! Somente após minha conversa telefônica com ele, identifiquei, surpreso, que era ele. 15 minutos depois, ele estava livre", escreveu.

De acordo com a agência IRNA, o gabinete do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã também apresentou uma queixa oficial contra o embaixador ao Reino Unido.

A reclamação, segundo a agência, diz que "presença de embaixadores estrangeiros em reuniões ilegais não tem nada a ver com suas responsabilidades como representante político daquele país e é contra a Convenção de Viena de 1961 sobre Relações Diplomáticas".

A emissora britânica "Sky News" informou que Macaire foi detido por suspeita de "organizar, provocar e dirigir ações radicais".

Hoje, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, criticou a breve detenção do embaixador britânico no dia anterior em Teerã e lançou um apelo à distensão.

"Muito preocupado com a detenção temporária do embaixador do Reino Unido no Irã. É necessário o maior respeito pela Convenção de Viena. A UE pede distensão e espaço para a diplomacia", disse Borrell em mensagem no Twitter.

Ontem, Teerã assumiu a responsabilidade pela tragédia, na qual 176 pessoas morreram e que provocou uma onda de indignação no Irã, depois de ter negado várias vezes a tese de que o avião teria sido atingido por um míssil. A admissão gerou protestos em Teerã.

Com informações das agências AFP, EFE e Agência Brasil