Topo

Esse conteúdo é antigo

General iraniano assume responsabilidade por queda de avião: "preferia morrer"

11/01/2020 09h23

Resumo da notícia

  • "Assumo total responsabilidade", disse o militar em comunicado
  • Um bloqueio nas telecomunicações teria provocado o engano do operador de mísseis
  • O governo do Irã pediu desculpas e prometeu punir os responsáveis

O comandante da seção aeroespacial da Guarda Revolucionária iraniana, brigadeiro-general Amirali Hajizadeh, assumiu hoje a responsabilidade pelo abatimento acidental do Boeing 737 da Ukraine International Airlines, ocorrido na quarta-feira (8), que matou 176 pessoas. O militar afirmou que preferia estar entre os mortos.

"Assumo total responsabilidade", disse ele em comunicado transmitido pela televisão local. "Eu preferiria morrer a ser testemunha de um acidente semelhante."

De acordo com ele, o soldado encarregado das operações confundiu o avião de passageiros com um "míssil de cruzeiro" e teve "10 segundos" para decidir o disparo, disse o comandante.

"Foi um míssil de curto alcance que explodiu próximo ao avião. É por isso que o avião continuou voando e explodiu quando tocou o chão", garantiu.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, declarou que seu país "lamenta profundamente" o incidente, que chamou de "grande tragédia" e "erro imperdoável".

A investigação interna das Forças Armadas concluiu que, lamentavelmente, mísseis lançados por um erro humano causaram o horrível impacto no avião e a morte de 176 inocentes.
Hassan Rohani, presidente do Irã

Já o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, pediu admissão de culpa total por parte do país, além do pagamento de indenizações.

Esta manhã não foi boa, mas trouxe a verdade. Esperamos do Irã garantias de prontidão para uma investigação completa e aberta, levando os autores à justiça, devolvendo os corpos dos mortos, pagamento de compensações, desculpas oficiais por canais diplomáticos.
Volodymyr Zelenskiy, presidente da Ucrânia

Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Holanda já haviam antecipado que a queda era resultado de um míssil iraniano, e vídeos neste sentido foram publicados nas redes sociais. O jornal The New York Times mostrou um vídeo do avião explodindo durante o voo.

Governo americano impõe sanções ao Irã

Band Notí­cias