Topo

Governador demite funcionário por posts a favor de adolescente que matou 2

26.08.2020 - Atirador flagrado em vídeo é suspeito de matar duas pessoas em manifestação na cidade de Kenosha, em Wisconsin (EUA) - Reprodução
26.08.2020 - Atirador flagrado em vídeo é suspeito de matar duas pessoas em manifestação na cidade de Kenosha, em Wisconsin (EUA) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/08/2020 17h44

O governador de Maryland (EUA), Larry Hogan (Republicano), demitiu um servidor do estado por publicar "imagens e pronunciamentos divisivos" em suas redes sociais, inclusive postagens a favor do adolescente de 17 anos acusado de matar a tiros de metralhadora dois manifestantes contra o racismo e a violência policial em Kenosha, Wisconsin.

Segundo o jornal The Baltimore Sun, Arthur "Mac" Love IV ocupava o posto de diretor-adjunto do Escritório Estadual de Iniciativas Comunitárias, que supervisiona as comissões culturais e étnicas do estado, programas de serviço comunitário e de alcance religioso. Ele estava no cargo desde 2015, de acordo com seu currículo online.

Love não respondeu a pedidos do jornal americano para comentar o caso.

O servidor de Maryland postou memes que mostravam apoio a Kyle Rittenhouse, um jovem de 17 anos, de Illinois, que viajou até o estado vizinho, armado, para participar da repressão aos protestos organizados pelo movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) após a polícia atirar sete vezes, pelas costas, no cidadão negro Jacob Blake.

Rittenhouse foi acusado de atirar e matar Anthony Huber e Joseph Rosenbaum durante os protestos em Kenosha. Apesar de estar armado com uma metralhadora, policiais lhe deram água e ele voltou para casa sem ser perturbado.

O advogado do adolescente alega que Rittenhouse agiu em legítima defesa. Algumas das postagens de Love ampliam essa discussão.

Numa das postagens, Love denigre os dois homens mortos por Rittenhouse e o elogia em fotos que o jovem aparece apagando uma pichação: "Estou agradecido que conservadores estão protestando em favor desse garoto. Ele realmente parece ser uma boa pessoa", escreveu.

Outro meme postado por Love mostra uma foto de pessoas marchando com os dizeres: "Retirem os recursos da polícia! Nós podemos policiais nossas comunidades". A foto seguinte mostra Rittenhouse com sua arma e as palavras: "policiou sua comunidade". Uma terceira foto mostra uma pessoa ferida gritando.

No começo dessa semana, Love repostou um meme que zomba de "liberais" (como os americanos chamam as pessoas mais à esquerda no aspecto político) por chamar Rittenhouse de supremacista branco.

O diretor-executivo do Escritório de Iniciativas Comunitárias, Steve McAdams, chefe de Love, em um pronunciamento na tarde deste sábado disse que "as imagens e postagens divisivas não estão de acordo com a missão e valores dos escritório. Mais cedo, dispensei o empregado de suas atividades", disse.

Segundo uma porta-voz do governador Hogan, as postagens de Love são "totalmente inapropriadas". O funcionário ganhava US$ 77 mil ao ano (R$ 415 mil). Em um grupo sobre a política de Maryland, Love postou uma série de comentários sobre os tiros em Kenosha. Um dos memes que ele publicou dizia que as vítimas eram "terroristas mortos".