Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: aluno deixa de receber diploma ao usar bandeira do México em cerimônia

Aluno que usa bandeira mexicana em formatura nos EUA deixa de receber diploma - Reprodução/Twitter/dolfoohurtado
Aluno que usa bandeira mexicana em formatura nos EUA deixa de receber diploma Imagem: Reprodução/Twitter/dolfoohurtado

Do UOL, em São Paulo

05/06/2021 18h04

O aluno de uma escola secundária em Asheboro, Carolina do Norte (EUA), deixou de receber o diploma ao usar a bandeira do México por cima da toga durante a cerimônia de entrega do documento. Funcionários da escola justificaram a atitude por "violação de vestimenta", segundo informou o jornal americano "Los Angeles Times".

A escola secundária nos Estados Unidos consiste em duas fases: a segunda delas é chamada de "High school", o último estágio da vida escolar, antes de entrar para uma instituição de ensino superior. Ao fim, o aluno recebe diploma ou certificado.

No vídeo de 68 segundos, o aluno —que não teve identidade revelada— aparece já na fila para receber o documento. Mas, diferentemente de outros estudantes, ele não recebe o diploma. Conversa com uma das pessoas que fazem a entrega e deixa a fila. O público que acompanha a cerimônia ameaça vaias à comissão da escola. Depois, aplaude o estudante.

A escola justificou o ato —bastante criticado nas redes sociais— porque o rapaz não seguiu o código de vestimenta estabelecido pela instituição.

"O ponto chave é o fato de que o aluno não seguiu o código de vestimenta estabelecido para o evento e prejudica a importância e a solenidade da cerimônia", afirmou a direção da escola de Asheboro.