Topo

Mudança climática não é "histeria" é "real", diz DiCaprio na ONU

O ator norte-americano Leonardo DiCaprio discursa na Cúpula do Clima - Justin Lane/EFE
O ator norte-americano Leonardo DiCaprio discursa na Cúpula do Clima Imagem: Justin Lane/EFE

Do Valor

23/09/2014 18h17

O ator americano Leonardo DiCaprio usou seu charme hollywoodiano nesta terça-feira (23) para chamar a atenção do mundo para a questão da mudança climática. Em seu primeiro discurso como mensageiro da paz das Nações Unidas, DiCaprio, um conhecido ativista ambiental, instou os líderes mundiais na conferência do órgão sobre mudança climática a "fazer história" ou "ser vilipendiado por ela".

"Eu interpreto personagens fictícios que frequentemente resolvem problemas fictícios. Eu acredito que a humanidade olha para a mudança climática da mesma forma", afirmou o ator. "Como se fingir que a mudança climática não é real possa de alguma forma afastar o problema, mas eu acho que todos sabemos melhor que isso agora", acrescentou.

"Toda semana vendo novos e inegáveis eventos climáticos, evidências de que uma acelerada mudança climática está ocorrendo neste momento", afirmou DiCaprio. "Nada disso é retórica e nada disso é histeria. Trata-se de um fato", acrescentou.

Em seu discurso DiCaprio pediu a todos na assembleia a agir imediatamente para enfrentar a questão. "Agora deve ser nosso momento de ação", declarou. "Precisamos colocar um preço sobre as emissões de carbono e eliminar os subsídios para o carvão, gás e companhias de petróleo. Precisamos acabar com a liberdade que indústrias poluidoras têm desfrutado em nome de uma economia de livre mercado, elas não merecem o dinheiro de nossos impostos, elas merecem nosso escrutínio. Pois a própria economia vai morrer se nosso ecossistema entrar em colapso", afirmou.

O astro de 39 anos, que atuou em sucessos variados como Titanic e o Lobo de Wall Street, é conhecido como um ativista do meio ambiente. Em 1998, ele lançou sua própria instituição e caridade ambiental, a Leonardo DiCaprio Foundation, que captou mais de US$ 25 milhões para projetos de proteção de espécies ameaçadas de extinção em uma noite de gala em 23 de julho deste ano.