Relator da Lava Jato, Fachin toma posse no TSE e vai julgar pedido de Lula

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

  • Divulgação/TSE

    Edson Fachin, ao lado da ministra Rosa Weber, tomou posse como ministro efetivo do TSE

    Edson Fachin, ao lado da ministra Rosa Weber, tomou posse como ministro efetivo do TSE

Relator dos processos da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Edson Fachin tomou posse nesta quinta-feira (16) como ministro titular do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Fachin já ocupava uma vaga de ministro substituto no tribunal eleitoral, mas com a saída do ministro Luiz Fux, cujo mandato de quatro anos se encerrou, Fachin foi alçado ao posto de titular. O TSE é composto por sete ministros titulares, três deles vindos do STF.

Como titular, Fachin vai participar do julgamento do registro da candidatura à Presidência da República do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentada na quarta-feira (15) pelo PT. No STF, Fachin tem negado a maioria dos pedidos da defesa do petista, incluindo pedidos de liberdade.

Veja também:

Após ter sido condenado em segunda instância na Lava Jato, Lula estaria inelegível pelas regras da Lei da Ficha Limpa.

Mas o PT tentará reverter o impedimento legal à candidatura por meio de recursos às diversas instâncias da Justiça.

Lula pode ser candidato?

'Faremos o que é certo', diz Barroso

O ministro do TSE Luís Roberto Barroso, que foi sorteado relator do registro de candidatura de Lula, afirmou também nesta quinta-feira que a Corte fará "o que é certo".

  • 52097
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2018/08/15/para-voce-a-justica-eleitoral-deve-barrar-ou-liberar-a-candidatura-de-lula.js

Atualmente, as ações sobre a candidatura do petista estão nas mãos de dois ministros do TSE.

Após o PT registrar o pedido de candidatura de Lula, Barroso foi sorteado eletronicamente como relator da solicitação. Isso é praxe e acontece com todos dos candidatos à Presidência.

Em outra frente, o ministro Admar Gonzaga foi escolhido relator das ações contra a candidatura do ex-presidente apresentadas ao TSE.

Ainda na quarta-feira (15), os candidatos a deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e Alexandre Frota (PSL-SP) apresentaram duas ações separadas. Até as 10h desta quinta-feira, já havia mais dois pedidos assinados por advogados diferentes.

Ainda ontem, a Procuradora-Geral da República também pediu ao TSE que a candidatura de Lula seja rejeitada. Esse pedido está dentro do processo que está com Barroso.

Como há processos sobre a candidatura de Lula com mais de um ministro, há dúvida sobre se o TSE deverá redistribuir as ações para um único relator.

Ao ser questionado sobre o tema por jornalistas nesta quinta-feira, Barroso não esclareceu o que será feito. "Nisso, como em tudo mais, faremos o que é certo", disse sem avançar em qual deverá ser a definição adotada pelo TSE.

Kleyton Amorim/UOL
Barroso foi sorteado como relator do pedido de candidatura de Lula

Advogados do PT questionaram a Corte sobre qual dos dois ministros vai julgar a candidatura do petista. O PT apresentou na quarta-feira o pedido de registro da candidatura de Lula à Presidência da República.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos