Topo

Líder da oposição pede demissão de dois envolvidos na Máfia do Asfalto

Deputada estadual Ana Paula Lima (PT) discursa na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), onde exibiu reportagem do UOL - Renan Antunes de Oliveira/UOL
Deputada estadual Ana Paula Lima (PT) discursa na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), onde exibiu reportagem do UOL Imagem: Renan Antunes de Oliveira/UOL

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

30/04/2013 17h07

A deputada estadual Ana Paula Lima, líder do PT na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), fez um pronunciamento nesta terça-feira (30), em Florianópolis, pedindo ao governador Raimundo Colombo (PSD) que demita o ex-prefeito de Blumenau e atual presidente do Badesc João Paulo Kleinubing, e o atual secretário de Comunicação do Estado Nelson Santiago, ex-presidente do mesmo banco, apontados como participantes do esquema de fraudes em licitações flagrado em gravações na Operação Tapete Negro, do Ministério Público Estadual. A deputada Angela Albino, do PC do B, apoiou a fala de Ana Paula e pediu que "o governador não se esconda, que não aja como um bagre ensaboado, que não diga que este assunto não é com ele".

A deputada Ana Paula abriu seu pronunciamento exibindo ao plenário imagens do UOL, com a reportagem Máfia do Asfalto em Santa Catarina. Disse que "o Estado vive sob o manto da impunidade". Ela lembrou suas origens (foi candidata a prefeito em Blumenau nas últimas eleições) afirmando que "a cidade de Blumenau é feita de gente ordeira e trabalhadora, gente que acorda cedo e tem a marca da honestidade". As revelações da Tapete Negro "chocaram a minha Blumenau".

Ela disse que em março já tinha feito à Alesc um pedido de informações sobre Kleinubing. "Para nossa surpresa, o Procuradoria do Estado disse que não sabia de nada [em desabono], mas tenho certeza que o governo do Estado sabia."

A líder do PT disse que como as gravações pegaram o presidente do banco ensinando a fraudar, e o ex-presidente envolvido, "como fica de agora em diante qualquer transação feita pelo Badesc em Santa Catarina? Está tudo sob suspeição".

Ana Paula terminou seu pronunciamento pedindo que o governador Colombo  "tome uma postura firme em defesa da moralidade e demita João Paulo Kleinubing e Nelson Santiago".

Entenda o esquema

O governador Raimundo Colombo foi procurado pelo UOL até as 16h30 desta terça. A assessoria dele respondeu afirmando que "o governador prefere não se manifestar sobre o assunto por enquanto".