Topo

Grafite cobre pichação no Instituto Lula

Grafite foi feito sobre pichações ofensivas na sede do Instituto Lula, em São Paulo - Cris Faga/Foz Press Photo/Estadão Conteúdo
Grafite foi feito sobre pichações ofensivas na sede do Instituto Lula, em São Paulo Imagem: Cris Faga/Foz Press Photo/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

05/03/2016 13h13Atualizada em 05/03/2016 16h57

O Instituto Lula decidiu recorrer ao grafite para cobrir as pichações ofensivas ao ex-presidente feitas na noite de sexta-feira (4). A porta da garagem do instituto, situado no Ipiranga, na zona sul de São Paulo, amanheceu pichada com as inscrições "Luladrão", "basta de corrupção" e "sua hora chegou, corrupto".

De acordo com a assessoria de imprensa do instituto, o grafiteiro Tody One foi ao local neste sábado (5) e produziu a arte.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve de depor à Polícia Federal no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, na manhã de ontem. Havia contra ele um mandado de condução coercitiva, quando o investigado é levado a depor.

A força-tarefa da operação Lava Jato suspeita que Lula recebeu recursos ilegais de empresas que desviaram recursos da Petrobras. O ex-presidente diz que não se beneficiou do esquema.

À tarde, em um pronunciamento feito no diretório nacional do PT, no centro de São Paulo, Lula disse que se sentiu um prisioneiro. "Eu me senti ultrajado, como se fosse prisioneiro, apesar do tratamento cortês do delegado da Polícia Federal", declarou. "Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca tá viva, como sempre esteve".

À noite, em mais um discurso inflamado, em que chegou a chorar, afirmou que pode ser candidato nas eleições de 2018. "Eu estava quieto no meu campo, e estava na expectativa de que vocês escolhessem alguém para disputar 2018. Cutucaram o cão com vara curta. Portanto, eu quero me oferecer a vocês [como candidato]. Esse jovem de 70 anos de idade, mas com o tesão de um jovem de 30, com um corpo de atleta de 20. Eu me ofereço a vocês, não tenho preguiça de acordar cedo", disse Lula no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, no centro da capital paulista.