Topo

Rodrigo Maia afirma que, se pudesse, votaria pela cassação de Eduardo Cunha

O presidente eleito da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), durante o programa Roda Viva - Chello Fotógrafo/Futura Press/Estadão Conteúdo
O presidente eleito da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), durante o programa Roda Viva Imagem: Chello Fotógrafo/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

18/07/2016 23h39

O presidente recém-eleito da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que votaria a favor da cassação do deputado federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), seu antecessor no cargo e afastado de suas funções pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A declaração foi feita nesta segunda-feira (18) durante entrevista no programa "Roda Viva", da TV Cultura. Por ser presidente da Câmara, ele não votará, de acordo com regimento interno da Casa.

Maia afirmou ainda que a votação sobre a cassação de Cunha será em agosto, mas se recusou a anunciar uma data. "A sessão deve ser realizada entre 5 e 15 de agosto, mas não quero adiantar uma data sem antes conversar com os líderes partidários porque não quero ser acusado de estar acelerando ou atrasando o processo". 

O presidente da Câmara definiu a situação de Cunha como "muito difícil" e disse que o peemedebista "não é adversário, nem aliado". Chegou a elogiar o primeiro ano da gestão de Cunha à frente da Casa, mas disse que o ex-presidente "acabou misturando os problemas [dele] com a gestão da Câmara."

Rodrigo Maia - Pedro Ladeira/Folhapress - Pedro Ladeira/Folhapress
Rodrigo Maia foi eleito para presidente da Câmara para um mandato-tampão de seis meses
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

'Caos' na eleição de 2016

Ao ser questionado sobre o tema da reforma política, Rodrigo Maia afirmou que haverá "caos" nas próximas eleições municipais por conta da proibição do financiamento empresarial de campanha. "Eu acredito que candidatos a prefeitos e a vereadores farão despesas que não terão condições de bancar. Veremos o caos. As pessoas físicas não querem se envolver no processo. Eu acredito que campanhas serão essencialmente financiadas pelo fundo partidário".

Em relação à pauta de votação da Câmara, Maia voltou a defender que nos meses de setembro e outubro, as sessões do Legislativo sejam realizadas às segundas e terças. "Sou a favor desse esforço concentrado porque o país precisa que o Legislativo continua trabalhando". Ele estabeleceu como prioridade a votação de três projetos do Executivo na área econômica: a renegociação das dívidas do Estado, a proposta de impor limite aos gastos públicos e a lei do pré-sal.

Maia declarou ainda que é favorável à manutenção da legislação do aborto quando foi questionado sobre temas de caráter social. "Sou contra a legalização da maconha e contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas a favor da união civil", declarou Maia. Ele se declarou ainda favorável a "uma grande auditoria" no Programa Bolsa Família. "É preciso que haja prazo para que as pessoas não fiquem indefinidamente no programa".

Novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia promete reativar economia

Band Notí­cias

Mandato-tampão

Na última quinta-feira (14), em uma disputa decidida em 2º turno, Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara para ocupar um mandato-tampão de seis meses, até 31 de janeiro de 2017. Maia teve 285 votos, contra 170 de Rogério Rosso (PSD-DF). Houve ainda 5 votos em branco entre os 460 deputados presentes.

A eleição foi precipitada pela renúncia ao cargo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado há dois meses do mandato por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal)

O chefe da Câmara também será o sucessor imediato de Temer caso ele seja confirmado na Presidência da República no lugar de Dilma Rousseff. Caberá ao novo presidente assumir o comando do país quando Temer viajar ao exterior, por exemplo.

Rodrigo Maia fala em diálogo após ser eleito presidente da Câmara

UOL Notícias