Topo

Bolsonaro passa por avaliação médica em SP para definir nova cirurgia

Comitiva do presidente eleito Jair Bolsonaro deixa o aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), na manhã desta quinta-feira (13) - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Comitiva do presidente eleito Jair Bolsonaro deixa o aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), na manhã desta quinta-feira (13) Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

13/12/2018 10h43Atualizada em 13/12/2018 11h59

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), passou por uma nova avaliação médica na manhã desta quinta-feira (13) no hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo. Ele chegou ao centro médico às 10h27 e saiu por volta das 11h35, escoltado por cinco carros. Ele não falou com a imprensa na chegada nem na saída.

Estavam previstos a consulta médica e novos exames para definir uma data para a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia (que armazena as fezes). Bolsonaro utiliza o acessório desde setembro, após passar por uma cirurgia por causa de um ataque a faca sofrido durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

O hospital não divulgou boletim médico e informou que só disponibilizará informações sobre a consulta se o presidente eleito permitir.

Assim com fez no fim de novembro, quando realizou um exame para saber se poderia retirar a bolsa de colostomia ainda em dezembro, Bolsonaro chegou ao hospital pela porta dos fundos e não falou com a imprensa. Na ocasião, foi constatada uma inflamação, o que adiou a nova cirurgia.

Nesta quinta-feira, Bolsonaro decolou de Brasília em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) por volta das 8h15 da Base Aérea de Brasília. A aeronave pousou por volta das 9h40 no aeroporto de Congonhas, o mais próximo do hospital.

Bolsonaro se consultou com o cirurgião Antonio Luiz Macedo, que acompanha seu estado clínico desde que o político foi esfaqueado e que coordenou a situação dele durante o período de internação no hospital da capital paulista, que durou quase um mês.

A previsão é que o presidente eleito viaje ao Rio de Janeiro, onde tem residência, ainda nesta quinta-feira (13), por volta das 14h30.

A nova cirurgia pode ficar para janeiro, mas Bolsonaro já falou em adiar o procedimento novamente por questões de agenda. O período de recuperação será de 10 a 15 dias, segundo os médicos do hospital.

Na manhã desta quarta-feira (12), um dia antes da avaliação, Bolsonaro visitou o COT (Comando de Operações Táticas) da PF (Polícia Federal), fez flexões e treinou tiros. A visita durou cerca de uma hora.