Você está dando ao seu corpo a nutrição certa?
Para saber a quantas anda sua alimentação e, consequentemente, sua saúde, faça o teste a seguir e descubra se você está no caminho certo ou se precisa de ajuda em suas escolhas
- 110
Quando monta um prato, você nunca se preocupa em seguir os preceitos da pirâmide alimentar: arroz, pães e massas na base; legumes e verduras logo depois; leite, carne e derivados na terceira etapa; e, no topo, comedidamente, óleos, gorduras, açúcares e doces.
- 210
É comum você sentar em uma mesa de bar com os amigos e pedir uma saladinha.
- 310
Quem come mal apresenta baixa imunidade, ficando mais exposto a infecções.
- 410
O organismo dá sinais de que está deficiente na alimentação quando:
- 510
Se o indivíduo não come direito e apresenta deficiência nutricional, basta apelar para os shakes ou pílulas como suplementação.
- 610
Quais das frases abaixo se aproxima mais da sua realidade?
- Apesar de ser mais trabalhoso, vale a pena se dedicar cotidianamente ao que se come.
- É mais fácil e saboroso ingerir fast food e itens como salgadinhos (coxinhas, pão de queijo) a se ocupar em garantir uma refeição nutritiva.
- Não é preciso ser rígido em relação ao que se coloca no prato para ter uma dieta minimamente saudável.
- 710
Você já quase desmaiou por ficar muitas horas sem comer.
- 810
Entre os pães brancos e integrais, prefere os do último grupo.
- Com certeza. O pão contém carboidratos, proteína, fibras e gordura boa. Os integrais, compostos por farinha integral, trazem essas vantagens potencializadas, especialmente as fibras.
- Nunca se preocupou com isso: integral, branco, de centeio ou com linhaça ou aveia, com "x" ou "y" grãos, para você é tudo a mesma coisa.
- Sempre que pode, escolhe o que lhe parece mais saudável e nutritivo.
- 910
Dos cinco dias da semana em que trabalha fora, você procura almoçar pelo menos três vezes em locais com opções variadas, como nos restaurantes a quilo.
- 1010
Não são poucas as pessoas que falam que você come mal.
Noções
Noções
Você parece ter noção de nutrição e alimentação saudável, e preocupa-se com isso no dia a dia. É fundamental que, diante de dúvidas, procure um profissional da área (endocrinologista, nutrólogo ou nutricionista). A juventude não dura para sempre, e ter esse cuidado desde cedo é meio caminho andado para um futuro melhor.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Mudar hábitos
Mudar hábitos
Deficiência nutricional nunca foi um assunto de seu foco e interesse. Talvez porque você tenha a ilusão de que come de forma correta. Mas, ao que tudo indica, é urgente mudar e aprender muitos e novos conceitos. Alimentar-se mal um dia da semana é uma coisa, fazer disso um hábito é outra bem diferente. Leia a reportagem e veja em que deve mudar.
Gostou do resultado? Compartilhe!
No meio do caminho
No meio do caminho
Você está, literalmente, no meio do caminho. Quer ser saudável e ter o resultado de tal dedicação na saúde e na estética. Entretanto, acaba caindo em tentações e colocando tudo a perder de vem em quando. Vale a pena procurar um bom profissional não só para instruí-lo como também para incentivá-lo. Ele pode, por exemplo, montar uma dieta suficientemente nutritiva para que se sinta bem provido no cotidiano.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Gostou do resultado? Compartilhe!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.