Topo

Esse conteúdo é antigo

Saúde analisa 39 casos suspeitos de covid antes da 1ª confirmação no país

Governo encaminhou ofício às secretarias estaduais pedindo detalhes sobre 39 casos suspeitos - iStock
Governo encaminhou ofício às secretarias estaduais pedindo detalhes sobre 39 casos suspeitos Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 20h54

O Ministério da Saúde avalia 39 casos suspeitos de coronavírus que teriam surgido antes da primeira confirmação da doença no país, em 26 de fevereiro. A pasta anunciou hoje ter enviado ofícios aos estados pedindo que verifiquem as informações para saber se o vírus já circulava pelo país há mais tempo.

O secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, declarou que os 39 casos, 25 deles em São Paulo e o restante distribuído entre oito estados, foram identificados no sistema de informação nacional. No entanto, ele pediu análises para as secretarias locais por receio de erros de digitação nas datas de registro.

"São milhares e milhares de dados que são digitados e coletados diariamente", declarou Macário. "Para nos certificarmos de que não se trata de um erro, e sim de casos, e vice-versa, a gente precisa contar com a colaboração das secretarias municipais ou de saúde", afirmou.

Macário não deu uma data precisa a respeito do caso suspeito mais antigo, mas disse que ele pode ter ocorrido em janeiro. Não é a primeira vez que representantes da pasta admitem que o vírus possa circular pelo país desde o início do ano.

Cautela após erro

Mês passado, o Ministério da Saúde anunciou equivocadamente que o primeiro caso de covid-19 no país teria sido em janeiro. A falha foi atribuída à pasta por um erro de digitação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, responsável por enviar os dados da paciente em questão.

Inicialmente, o governo estadual havia repassado ao órgão federal que a paciente havia apresentado quadro de coronavírus em 23 de janeiro. Depois, a informação foi alterada para o dia 25 de março, um engano de mais de dois meses.

Então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta chegou a falar na possibilidade de casos de covid-19 terem ocorrido no país até mesmo em dezembro de 2019.

"É possível que tenham ocorrido casos em janeiro e dezembro. É possível até antes", disse à ocasião.