Topo

Esse conteúdo é antigo

Joel: Queiroga deixou de lado a ética médica e abraçou o bolsonarismo

Do UOL, em São Paulo

05/10/2021 13h45Atualizada em 05/10/2021 13h52

Para Joel Pinheiro, colunista do UOL, é "lamentável" o fato de o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esconder quais medicamentos foram prescritos a ele enquanto estava com covid-19 em Nova York, nos Estados Unidos.

"Sabendo do grau de notícias falsas que correm sobre medicamentos no Brasil, seria importante o ministro da Saúde ser o primeiro megafone a estar dizendo: não funciona. Mas ele não vai fazer isso", disse Joel ao UOL News, programa do Canal UOL.

"Ficou muito claro, de uns tempos para cá, que, entre a ética médica dele e o bolsonarismo e bajular o Poder e a opinião pública altamente radicalizada, ele escolheu o bolsonarismo, entregando qualquer dignidade que ele tinha", afirmou Joel.

Hoje mais cedo, ao ser indagado por jornalistas sobre que remédios havia tomado enquanto estava com covid-19, o ministro optou por não revelá-los. "É uma questão privativa", se restringiu a responder Queiroga.

Ainda assim, para o colunista, o debate sobre remédios como hidroxicloquina e a cloroquina, comprovadamente ineficazes contra a covid-19, está "cada vez mais no passado". "O foco agora é na vacinação, seguir em frente", disse.

Para ele, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e demais membros do governo devem ser punidos por propagandearem o uso de medicamentos ineficazes contra a covid-19. Fora isso, como levantar discussões sobre prescrições de medicamentos, "é bola para frente".