Minorias étnicas serão quase um terço da população britânica em 2050

De Beirute (Líbano)

A crise na Síria em fotos
A crise na Síria em fotos
LONDRES, 06 Mai 2014 (AFP) - Até 2050 a população britânica será composta por quase um terço de minorias étnicas caso se mantenha a atual tendência de crescimento, revela um estudo publicado nesta terça-feira pelo centro de pesquisas Policy Exchange.

As comunidades negras e outras minorias étnicas se desenvolvem em um ritmo muito mais acelerado que a população branca e estão mudando radicalmente o rosto da Grã-Bretanha, destaca o estudo.

As cinco mais importantes destas comunidades - indiana, paquistanesa, bengalesa, negra africana e do Caribe - representam atualmente cerca de oito milhões de habitantes ou 14% da população total, segundo Policy Exchange.

A população com estas origens duplicou durante a última década, enquanto a branca se manteve estável. Se esta tendência persistir, a primeira representará entre 20% e 30% da população total em 2050.

A metade da população destas comunidades mora nas cidades de Londres, Manchester e Birmingham, segundo números oficiais citados no estudo.

Entre estas comunidades, a taxa de desemprego é duas vezes superior à media do país, exceto pela minoria indiana, cujos membros tendem a ser melhor qualificados para o mercado de trabalho.

Os autores do estudo estimam que há "diferenças claras e importantes" entre as distintas comunidades, que deveriam ser levadas em conta pelo mundo político britânico.

O documento revela ainda que tais minorias têm a tendência de apoiar o Partido Trabalhista em detrimento dos Conservadores, do atual premier, David Cameron, independentemente da idade ou camada social de seus membros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos