ONU alerta para número sem precedentes de voluntários jihadistas

Em Londres

Cerca de 15.000 voluntários de mais de 80 países, um número nunca antes visto, viajaram à Síria e ao Iraque para combater nas fileiras jihadistas, afirma um relatório da ONU publicado pelo jornal britânico "The Guardian" nesta sexta-feira (31).

O número de voluntários estrangeiros desde 2010 é "várias vezes" maior que o número acumulado nos 20 anos anteriores, acrescenta o relatório elaborado ao Conselho de Segurança.

"Há grupos de terroristas estrangeiros da França, Rússia e Reino Unido operando em conjunto", informam os autores do relatório, segundo o "Guardian".


O comandante da polícia britânica, Bernard Hogan-Howe, estimou na semana passada que cinco pessoas deixam o país a cada semana para combater nas fileiras do grupo jihadista Estado Islâmico (EI). As autoridades britânicas acreditam que 500 de seus cidadãos estão lutando atualmente na Síria e no Iraque.

O relatório foi elaborado por um comitê que monitora a Al Qaeda e afirma que este temido grupo no passado "tenta garantir um lugar" ante a força do Estado Islâmico, uma organização que foi expulsa da rede extremista pelo sucessor de Osama Bin Laden, Ayman al Zawahiri.

Ataques não reduzem recrutamento de estrangeiros na Síria

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos