Drogar alguém para fazer sexo é estupro, disse Obama sobre Cosby

Em Washington (EUA)

  • Reprodução/TMZ

    Bill Cosby, ator norte-americano, acusado de drogar mulheres para depois estuprá-las

    Bill Cosby, ator norte-americano, acusado de drogar mulheres para depois estuprá-las

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se referiu nesta quarta-feira (15) ao escândalo de agressão sexual envolvendo o ator Bill Cosby, ao afirmar que drogar uma pessoa para ter sexo sem consentimento equivale a um estupro.

Durante a entrevista coletiva para falar do acordo nuclear obtido com o Irã, Obama foi questionado sobre uma possível retirada da Medalha da Liberdade entregue a Cosby, após as dezenas de acusações de que o ator cometeu agressões sexuais.

"Como vocês sabem, eu não comento casos específicos sobre os quais ainda possa haver questões penais ou civis pendentes", disse o presidente, antes de explicar que não existe um "mecanismo" ou precedente que permita revogar esta medalha.

"Mas direi isto: se você dá a uma mulher ou a um homem uma droga, sem que ela tenha conhecimento disto, e depois mantém relação sexual com esta pessoa sem seu consentimento, isto é um estupro. Penso que este país, como qualquer país civilizado, não deveria tolerar isto."

Desde novembro passado, cerca de 30 mulheres acusaram o ator de 77 anos de agressão sexual ou estupro após drogá-las sem aviso, incluindo menores de idade, por ocasião dos fatos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos