Bombardeios contra povoados nos arredores de Damasco matam 40 pessoas

Cairo, 23 out (EFE).- Cerca de 40 pessoas, entre elas vários menores, morreram nesta terça-feira (23) nos bombardeios das tropas do regime sírio contra vários povoados da periferia de Damasco, segundo os grupos opositores.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que os falecidos nesta região chegaram a 37, enquanto os Comitês de Coordenação Local (CCL) cifraram em 40 as vítimas fatais.

O povoado mais afetado pelos bombardeios foi Moadamiya, onde morreram 12 civis, entre eles três mulheres e cinco menores, de acordo com o Observatório.

Estes ataques, dirigidos contra edifícios residenciais e um funeral realizado pelas vítimas da véspera, causaram, além disso, dezenas de feridos.

Por sua parte, a Comissão Geral da Revolução Síria elevou o balanço de mortos nesta população para 13, entre eles seis menores, e precisou que os ataques foram perpetrados com artilharia pesada.

Também em Moadamiya, o Observatório indicou que oito pessoas foram executadas após serem detidas em um posto militar.

Em Duma, os falecidos chegam a 14, assinalaram os CCL, por bombardeios das forças governamentais e disparos de franco-atiradores.

As outras localidades dos arredores de Damasco castigadas hoje pelos ataques do regime foram Sabqa e Harsata.

Além de Damasco e sua periferia, a província de Aleppo (norte) foi alvo de bombardeios que causaram 20 mortes, de acordo com diferentes grupos opositores, que elevaram para 90 as vítimas fatais nesta terça em todo o país.

Estes fatos coincidem com uma anistia ordenada hoje pelo ditador sírio, Bashar Assad, que exclui presos políticos e terroristas.

A continuação da violência torna improvável o cumprimento pelas partes da trégua proposta pelo mediador internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, que deveria começar na próxima sexta-feira durante a chamada Festa do Sacrifício.

 

A crise na Síria em fotos
A crise na Síria em fotos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos