Incêndio em mesquita deixa 13 mortos em Mianmar

  • Khin Maung Win/AP

    Membros da Cruz Vermelha e muçulmanos se reúnem em frente à mesquita depois que um incêndio atingiu o local em Yangon

    Membros da Cruz Vermelha e muçulmanos se reúnem em frente à mesquita depois que um incêndio atingiu o local em Yangon

Pelo menos 13 pessoas, a maioria crianças que dormiam na creche que funcionava dentro do prédio, morreram nesta madrugada na capital de Mianmar, Yangun, após um incêndio por uma falha elétrica na mesquita onde pernoitavam, informou a polícia do país.

A mesquita, localizada no leste de Yangun, era lugar de hospedagem para 75 crianças órfãs. Segundo as autoridades a maioria saiu ilesa das chamas, afirmaram as autoridades.


Thet Lwin, porta-voz da polícia de Yangun, disse à imprensa que o fogo ocorreu devido ao superaquecimento de um transformador "e não por atividades criminosas".

Vários povoados, localizados nas províncias centrais do país, estão imersas em uma onda de violência entre seguidores budistas e muçulmanos que explodiu no último dia 20 de março após uma discussão na cidade de Meiktila, província de Mandalay, entre os donos muçulmanos de uma loja de ouro e clientes budistas.

Desde essa data, as batalhas se propagaram pelo menos por outras 15 cidades e causaram a morte de 43 pessoas, 86 ficaram feridas e cerca de 12 mil tiveram que abandonar seus lares, segundo números oficiais.

O Ministério do Interior calcula que mais de 1.300 edifícios, grande parte deles localizados nos bairros de maioria muçulmana, foram completamente destruídos.

As autoridades birmanesas afirmaram que 68 pessoas foram detidas por seu envolvimento nestes incidentes violentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos