Coreia do Norte condena americano que tentou "derrubar" regime a 15 anos de trabalhos forçados

  • The Register-Guard, Bobby Lee)/AP

    Pae Jun-ho (à direita), cidadão americano e sul-coreano, condenado na Coreia do Norte a trabalhos forçados

    Pae Jun-ho (à direita), cidadão americano e sul-coreano, condenado na Coreia do Norte a trabalhos forçados

As autoridades da Coreia do Norte condenaram um cidadão americano - também com nacionalidade sul-coreana - a 15 anos de trabalhos forçados, informou nesta quinta-feira (2) a agência local "KCNA".

O regime anunciou no último fim de semana que Pae Jun-ho, identificado também como Kenneth Bae, enfrentaria um processo perante a Suprema Corte depois de admitir ter cometido um delito com o objetivo de "derrubar" o país comunista, segundo a versão de Pyongyang.

O americano foi detido em novembro, após entrar na cidade de Rason, no nordeste da Coreia do Norte, junto com outros cinco turistas, e revelarem-se provas de que ele teria praticado um delito, de acordo com o regime.

Os EUA, que não têm relações diplomáticas com a Coreia do Norte, solicitaram então a intervenção da seção consular da Embaixada da Suécia em Pyongyang, que representa seus interesses no país, e confirmaram o início das ações legais contra Bae.

Cidadãos americanos detidos

A Coreia do Norte deteve nos últimos anos vários cidadãos americanos, que em todos os casos foram libertados após longas negociações.

Em agosto de 2009, após uma gestão do ex-presidente americano Bill Clinton, Pyongyang libertou duas jornalistas americanas detidas por entrada ilegal e condenadas a 12 anos de trabalhos forçados.

Um ano depois, o ex-presidente Jimmy Carter obteve a libertação de Aijalon Mahli Gomes, um americano que fora multado em US$ 600 mil e sentenciado a oito anos de trabalhos forçados por também entrar ilegalmente na Coreia do Norte.

Em maio de 2011, Pyongyang libertou Eddie Jun Young-su, americano de origem coreana, que fora detido em novembro do ano anterior sob a acusação de proselitismo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos