Observatório de Direitos Humanos confirma dois ataques químicos na Síria

Em Beirute

Vídeo mostra suposto ataque com arma química em cidade da Síria

O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou nesta terça-feira (27) dois ataques químicos na cidade de Kafr Zita, na província central de Hama, ocorridos em 11 de abril e 22 de maio.

A ONG, com base em Londres, explicou que verificou o uso de gases tóxicos jogados por helicópteros do regime dentro de barris de explosivos graças ao testemunho de médicos, vítimas e moradores da cidade.

Além disso, a organização tem certificados médicos e vídeos dos dias desses ataques.

Ativistas sírios publicaram um vídeo na internet que mostraria um ataque com gás cloro no último dia 22, em Kafr Zita, onde aparentemente era possível ver o gás, amarelo-esverdeado, flutuando no ar.

A crise na Síria em fotos
A crise na Síria em fotos

Autoridades sírias e a oposição se culpam mutuamente pelo ataque de 11 abril.

No final de abril, a Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) anunciou a constituição de uma missão para investigar esse e outros supostos ataques com gás cloro que teriam ocorrido nas semanas anteriores.

A missão conjunta da ONU e da Opaq no país árabe revelou na semana passada que todas as reservas sírias de isopropanol, produto que pode ser utilizado para produzir gás sarin, tinham sido destruídas.

Ainda há 7,2% dos materiais químicos declarados pelas autoridades sírias no país árabe esperando a transferência para o exterior e posterior destruição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos