Topo

Chefe da busca do MH370 vai liderar operação australiana no MH17

Em Sydney

21/07/2014 00h18

O chefe da operação de busca no oceano Índico do avião desaparecido de Malaysia Airlines, Angus Houston, vai liderar uma nova equipe para recuperar e repatriar as vítimas australianas do outro avião da Malaysia Airlines abatido na Ucrânia, informaram nesta segunda-feira (21) fontes oficiais.

O general reformado foi nomeado como enviado especial do primeiro-ministro australiano à Ucrânia para "ajudar a recuperar, identificar e repatriar os australianos" do voo MH17, disse em comunicado o Centro de Coordenação de Agências Conjuntas.

O avião foi abatido em uma região controlada por rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia com 298 pessoas a bordo, 37 deles cidadãos e residentes australianos.

Houston, chefe do organismo que coordena a busca do MH370, desaparecido no dia 8 de março, coordenará também a resposta consular, diplomática e a investigação da Austrália.

A Austrália mandou 45 pessoas para a Ucrânia, incluindo 20 do Ministério das Relações Exteriores, 20 da Polícia Federal, dois investigadores do Escritório de Segurança no Transporte, e três oficiais de Defesa.

A operação de busca do MH370 será retomada em agosto com o rastreamento no oceano Índico, onde os especialistas calculam que caiu o avião, após uma mudança deliberada de seu rumo entre Kuala Lumpur e Pequim.