Conteúdo publicado há 1 mês
A Hora

A Hora

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Tarcísio fatura com operação na Cracolândia em tema sensível para Lula

A operação policial feita nesta semana para desbaratar um ecossistema criminoso na Cracolândia, em São Paulo, foi também uma jogada política do governador Tarcísio de Freitas.

Ao prender uma suplente de vereadora do PT por suspeita de tráfico de drogas, a operação colou o partido ao PCC (Primeiro Comando da Capital), facção no controle da área.

A análise está no sétimo episódio do podcast A Hora, do UOL, apresentado por José Roberto de Toledo e Thais Bilenky.

Janaína da Conceição Cerqueira Xavier é líder comunitária na região e recebeu apenas 238 votos em 2020. Segundo o PT, ela não participou de atividades partidárias desde a eleição passada. Mas até provar que focinho de porco não é tomada, a associação entre PT e PCC estará feita.

A operação, chamada de Salus et Dignitas, ainda jogou pressão sobre o PSDB de José Luiz Datena. O partido passou décadas no comando da segurança pública do Estado de São Paulo e não conseguiu resolver o problema da Cracolândia, com várias operações policiais mal-sucedidas.

A jogada dá ainda mais visibilidade a Tarcísio numa área que em que o governo federal é vulnerável: segurança e combate ao crime organizado.

No dia seguinte à operação político-policial de Tarcísio, Lula se reuniu com ministros, governadores e ex-governadores para discutir a PEC do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. A PEC prevê a "federalização" de investigações sobre o crime organizado e busca dar ao governo federal o poder de transformar suas normas para a segurança pública de recomendações em obrigações para os estados.

Será um ponto de atrito entre Lula e Tarcísio e outros governadores, que vão se opor à perda de autonomia em questões de segurança.

Se Tarcísio se animar a enfrentar Lula ou seu sucessor já em 2026, um dos nomes mais cotados para ser seu candidato ao governo de São Paulo é justamente o secretário da Segurança, Guilherme Derrite.

Continua após a publicidade

Ou seja, a operação Salus et Digitas foi mais um tijolinho na construção e desconstrução de candidaturas tanto nas eleições de 2024 quanto em 2026.

A operação

Mais de 1200 policiais militares e civis, membros do Gaeco (grupo de combate ao crime organizado) do Ministério Público amanheceram nas ruas da cracolândia na terça-feira.

Há mais de um ano a força-tarefa investigava o que eles chamam de ecossistema do crime, que no fim é o que faz com que aquilo tudo aconteça à luz do dia na frente de policiais e agentes públicos e nada aconteça.

Quatro pessoas foram presas, além da suplente de vereadora do PT. Um deles é Leonardo Moja, o Léo do Moinho, apontado como um dos chefes do PCC na área. Dois guardas civis metropolitanos também foram presos e dois ex-guardas civis não foram encontrados e estão considerados foragidos.

Eles são suspeitos de extorquir dinheiro de comerciantes em troca de proteção. A suposta quadrilha, formada também por policiais militares e civis, teria faturado R$ 6 milhões em propina no período de quase um ano.

Continua após a publicidade

Também foi preso o vendedor de uma loja de telefonia suspeito de fornecer equipamento que dá acesso à frequência de rádio das polícias.

Segundo um investigador ouvido pelo podcast, a degradação da área fazia parte da estratégia de submeter os usuários à perpetuação do crime. Por isso a força-tarefa tomou o cuidado de não tratar usuários da mesma forma como os suspeitos presos. A população em situação de rua foi encaminhada a abrigos e apartamentos.

Podcast A Hora, com José Roberto de Toledo e Thais Bilenky

A Hora é o novo podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de podcast e, à tarde, no YouTube.

Escute a íntegra nos principais players de podcast, como o Spotify e o Apple Podcasts já na sexta-feira pela manhã. À tarde, a íntegra do programa também estará disponível no formato videocast no YouTube. O conteúdo dará origem também a uma newsletter, enviada aos sábados de manhã.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes