Acordo entre Mercosul e UE deve sair amanhã, diz chanceler do Uruguai
O chanceler uruguaio, Omar Paganini, afirmou a jornalistas após reunião com os chanceleres dos países do Mercosul que tudo indica que a assinatura do texto para o acordo com a União Europeia deverá acontecer amanhã (5).
O chanceler, no entanto, disse que o texto final do acordo ainda demorará para ser assinado, uma vez que precisaria ser traduzido em todos os idiomas dos países que compõe a União Europeia e ser aprovado pelos parlamentares dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia) e o parlamento da União Europeia.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, escreveu nas redes sociais que "a linha de chegada do acordo UE-Mercosul está próxima". Ela ainda escreveu que os dois blocos terão a chance de criar um mercado de 700 milhões de pessoas.
"A maior parceria comercial e de investimento que o mundo já viu. Ambas regiões serão beneficiadas", afirmou.
A 65?ª reunião do Mercosul também está marcada pela integração da Bolívia como país-membro do bloco. A cúpula também marca a transição da presidência temporária do bloco, que atualmente está nas mãos do Uruguai e será transferido para a Argentina de Javier Milei.
O presidente argentino, inclusive, participará pela primeira vez de uma reunião do Mercosul. Na última reunião do bloco, em julho, no Paraguai, Milei enviou a então chanceler Argentina, Diana Mondino, enquanto o presidente participava de um evento da extrema direita no Brasil.
Será a segunda vez que o presidente Lula e Milei se encontram em um evento oficial. O primeiro foi no G20, no Rio de Janeiro, há 20 dias.
O petista desembarcou em Montevidéu hoje, por volta das 16h e foi direto ao sítio do ex-presidente Uruguai Pepe Mujica, que é amigo de Lula, em seu sítio em uma zona rural de Montevidéu. Mujica está tratando um câncer de esôfago.
O encontro também terá a presença do presidente eleito do país, Yamandu Orsi, da Frente Ampla, pupilo de Mujica. O novo presidente do Uruguai assumirá em março do ano que vem.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.