Janja acumula derrotas na estreia como 'primeira-dama eleitoral'
Na estreia como cabo eleitoral, a primeira-dama Janja da Silva contabilizou derrotas. Nas eleições em que se envolveu diretamente neste segundo turno, seus candidatos perderam a disputa.
Em Natal, Janja subiu no palanque e gravou vídeos pedindo votos para Natália Bonavides (PT), mas quem venceu foi Paulinho Freire (União), com 55,34% dos votos. O partido de Paulinho conta com três ministros no governo Lula (Comunicações, Turismo e Integração Regional). No entanto, Janja afirmava que a escolha da petista garantiria "andar de mãos dadas com o governo Lula".
"Votar em Natália Bonavides é escolher uma mulher jovem e comprometida para cuidar das famílias. Natal tem a oportunidade de tê-la como prefeita. Com Natália na prefeitura, Natal vai caminhar de mãos dadas com o governo federal. O povo de Natal quer mudança, vote 13, vote Natália Bonavides", disse Janja na gravação.
Em São Paulo, Janja apareceu no segundo turno pedindo voto para Guilherme Boulos (PSOL), derrotado por Ricardo Nunes (MDB) neste domingo. O MDB, partido de Nunes, também conta com três ministérios no governo Lula (Planejamento, Cidades e Transporte).
Janja gravou sua participação em um vídeo divulgado na reta final da campanha, associando o prefeito de São Paulo à violência contra a mulher na residência oficial. "A Janja fez isso? Que baixaria", surpreendeu-se o prefeito.
Ao participar desse vídeo, Janja levou o tom polêmico da campanha de São Paulo para dentro do governo federal. Foi Pablo Marçal (PRTB), da extrema-direita, quem primeiro levou para campanha a suposta ameaça de Nunes à mulher.
Sua participação mais discreta foi na campanha de Maria do Rosário (PT) à prefeitura de Porto Alegre. Janja telefonou para a deputada, em vídeo, dizendo que estava acompanhando a "linda" campanha e desejando boa sorte.
Maria do Rosário perdeu a eleição para Sebastião Melo (MDB), que recebeu 61,53% dos votos, enquanto a petista obteve 38,47%.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.