Silveira propõe baixar preço da energia para ajudar meta de inflação
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, busca emplacar um pacote de medidas para baixar o preço da energia e ajudar a Fazenda a manter a meta da inflação.
Em ofício encaminhando à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Silveira indica a utilização do chamado "bônus de Itaipu", que este ano já ultrapassa R$ 1.3 bilhão, para diminuição da tarifa.
A coluna apurou que o movimento do ministro visa colaborar com os esforços do ministro Fernando Haddad (Fazenda) para segurar os gastos públicos e a inflação.
A iniciativa mira no "rateio" dos Recursos da Conta de Comercialização de Energia Elétrica de Itaipu entre os consumidores. Após a aprovação da agência, os valores serão destinados à modicidade tarifária. O processo relacionado à distribuição desses recursos está previsto para ser analisado pela diretoria da Aneel na próxima terça-feira (26/11).
Em ofício assinado nesta sexta-feira (23/11), Silveira escreve que o valor "representa recurso importante que pode ser destinado à modicidade tarifária dos consumidores de energia elétrica com reflexo na capacidade de pagamento das famílias e no controle da inflação".
Dentro do conjunto de fatores que são levados em conta para medir a inflação, o grupo denominado "habitação" registrou, em outubro deste ano, a energia elétrica como o subitem que mais influenciou na meta fiscal, com contribuição de 0,20% na inflação total medida de 0,56%.
No documento, o ministro também solicita que a agência reguladora faça "avaliação criteriosa" para homologar a bandeira tarifária levando em conta o aumento que as recentes chuvas trouxeram aos níveis dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de armazenamento de energia no país.
Deixe seu comentário