Topo

Balaio do Kotscho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Um Pateta na terra do Mickey faz motociata para Brasil passar mais vergonha

Encontro entre Bolsonaro e Biden na Cúpula das Américas: zero a zero ficou de bom tamanho, importante era a foto - Fonte: Reuters/ Kevin Lamarque
Encontro entre Bolsonaro e Biden na Cúpula das Américas: zero a zero ficou de bom tamanho, importante era a foto Imagem: Fonte: Reuters/ Kevin Lamarque

Colunista do UOL

10/06/2022 14h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Espichado numa cadeira de pernas abertas, quase dormindo, olhando para o vazio, com uma cola na mão durante o encontro com o presidente Joe Biden na Cúpula das Américas, como se estivesse conversando na cantina do quartel, o capitão era o próprio retrato da decadência do país sob o seu governo.

"Foi muito melhor do que eu esperava", comentou um sorridente Bolsonaro, na volta para o hotel após o encontro, parecendo aliviado.

Não se sabe o que ele esperava, mas até o momento também não se sabe quais resultados concretos trouxe para o Brasil essa primeira conversa dos dois presidentes que não se bicavam. Sair do encontro bilateral no zero a zero já seria lucro. Mais importante do que tudo para ele, era a fotografia a ser usada em sua campanha pela reeleição.

Se a viagem tivesse terminado ali mesmo, o Brasil também poderia respirar aliviado, mas o capitão resolveu dar um pulinho de 3,5 mil quilômetros de Los Angeles, na Califórnia, até Orlando, na Flórida, a pretexto de inaugurar uma sub-sede do consulado brasileiro de Miami.

O custo desta esticada para fazer turismo na terra do Mickey jamais saberemos, mas certamente será o passeio presidencial mais caro da história. Restou ao nosso capitão o papel de Pateta deslumbrado, pilotando uma motocicleta para lugar nenhum, no mundo encantado de Walt Disney, enquanto no seu país 33 milhões de pessoas passam fome todos os dias e 5% dos mais pobres sobrevivem com R$ 1,30 de renda por dia, mas isso não é problema dele.

Se lhe perguntarem, dirá: "E daí?, eu não sou cozinheiro..."

Sim, o presidente brasileiro resolveu promover sua primeira motociata internacional em Orlando, um tradicional reduto de imigrantes brasileiros, onde ele colheu milhares de votos nas eleições de 2018. Bolsonaro, como sabemos, não desperdiça uma chance para fazer o Brasil passar mais vergonha.

Dá para imaginar o batalhão de seguranças brasileiros e americanos que serão mobilizados para garantir a segurança do presidente nesta motociata, e o espanto da população local diante da cena inusitada. Quem irá na garupa desta vez?

Por coincidência ou não, também está marcado para este fim de semana, na mesma cidade, o 1º Congresso Conservador Brasileiro da Flórida, organizado pelo grupo Yes Brasil USA.

Está prevista neste encontro a participação de grandes personalidades do bolsonarismo, como o deputado Daniel Silveira, condenado pelo STF e anistiado por Bolsonaro, e o jornalista Allan dos Santos, um expoente da fábrica oficial de fake news, foragido da Justiça brasileira.

Chegaram a anunciar a presença também do ex-deputado Roberto Jefferson, mas este não poderá comparecer por motivo de força maior: ainda está cumprindo prisão domiciliar em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro.

Vida que segue.

.