Bolsonarismo cria cenário para embates violentos como a agressão a Moraes
O casal Roberto Mantovani Filho e Andreia Munarão passou a ser investigado por ataques ao ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, e, na avaliação da colunista do UOL Carla Araújo, durante o programa Análise da Notícia, esse cenário propício a embates violentos tem raízes no bolsonarismo.
Hoje, a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na residência do casal.
Bolsonaro transformou divergências com o STF em bandeira. Esse tipo de hostilidade contra uma autoridade não é novidade, e o ex-presidente transformou suas divergências com o STF em uma espécie de bandeira que cria um clima de vingança e animosidade. A atmosfera criada por Bolsonaro com esse clima de confronto estimula seus seguidores ao enfrentamento.
Busca e apreensão investiga possível relação do casal com o bolsonarismo. Durante depoimento prestado hoje, em Piracicaba (SP), o casal apresentou apenas um celular. As buscas da PF foram autorizadas com o objetivo de encontrar outros aparelhos, que possam revelar uma relação da suposta agressão ao movimento de embate estimulado pelo bolsonarismo, além de relação com os atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Casal tentou tirar conotação política de suposta agressão. Durante depoimento, o casal afirmou que apenas aconteceu um "entrevero" comum por conta da sala VIP do aeroporto. Ainda disseram que sequer viram o ministro em um primeiro momento, que a discussão começou com o filho de Alexandre de Moraes e apenas depois ele entrou na confusão.
Imagens e gravações serão determinantes para resolução do caso. O governo italiano disse ao Ministério da Justiça e à PF que possui todas as imagens da confusão no aeroporto e que vai colaborar com o governo brasileiro.
A expectativa é que as imagens cheguem às autoridades brasileiras até sexta-feira (21) e, com ajuda do áudio das imagens, seja possível tirar qualquer dúvida sobre o que realmente aconteceu.
***
O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.