Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nordeste domina ministérios de Lula, após ausência em início de Bolsonaro

Camilo, Dino e Rui: três ministros que integraram, segundo Lula, "melhor safra" de governadores do país - Reprodução/Facebook
Camilo, Dino e Rui: três ministros que integraram, segundo Lula, "melhor safra" de governadores do país Imagem: Reprodução/Facebook

Colunista do UOL

23/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Nordeste se tornou o maior celeiro de ministros anunciados até aqui para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dos 23 nomes confirmados, sete são da região, com destaque para pastas importantes, como Educação, Desenvolvimento Sociais, Justiça e Defesa.

Já estão certos no governo a partir de 2023 ministros nordestinos nas seguinte pastas:

  • Justiça - Flávio Dino (PSB), ex-juiz, ex-governador do Maranhão e senador eleito pelo estado;
  • Defesa - José Múcio Monteiro (sem partido), pernambucano e ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União);
  • Casa Civil - Rui Costa (PT), governador em fim de mandato da Bahia;
  • Cultura - Margareth Menezes (sem partido), cantora baiana;
  • Educação - Camilo Santana (PT), ex-governador e senador eleito do Ceará;
  • Desenvolvimento Social - Wellington Dias (PT), ex-governador e senador eleito pelo Piauí;
  • Ciência e Tecnologia - Luciana Santos (PCdoB), vice-governadora em fim de mandato de Pernambuco;
  • Secretaria-Geral da Presidência - Márcio Macedo (PT), deputado federal por Sergipe.

Governo Bolsonaro iniciou sem nordestinos. As indicações são um forte contraste com o primeiro ministério de Jair Bolsonaro, que começou o governo em 2019 sem um nome sequer da região — mas que tinha até um colombiano, o ex-ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez.

Ao longo do governo Bolsonaro, alguns poucos nomes acabaram sendo indicados para o primeiro escalão, como João Roma (BA), Gilson Machado (PE) e Rogério Marinho (RN), que lideraram as pastas de Cidadania, Turismo e Desenvolvimento Regional, respectivamente.

Mais nomes do Nordeste podem comandar ministérios. No caso do governo Lula, outros nomes seguem cotados e são favoritos para assumir pastas, como o ex-governador e senador eleito por Alagoas, Renan Filho (MDB), candidato para o Ministério de Minas e Energia.

Ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), é nome próximo a Lula  - Fernando Moraes/UOL - Fernando Moraes/UOL
Ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), é nome próximo a Lula
Imagem: Fernando Moraes/UOL

Ainda há articulações do PSB que podem acomodar outro nome nordestino, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que está em fim de mandato.

Todos esses nomes fazem parte da "melhor safra de bons governadores do país", como Lula se refere aos chefes de executivo que deixaram ou vão deixar o governo agora no final de 2022.

Nomes são políticos e não técnicos. Para o cientista político Adriano Oliveira, professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), dois pontos devem ser levados em conta nas escolhas de Lula como protagonista do ministério:

Os nomes já são tradicionais na política nordestina. Não estamos falando de um técnico, mas de políticos que já têm experiência no Nordeste e que tenham capacidade técnica por já conhecerem a região."
Adriano Oliveira, UFPE

Com 27% do eleitorado, o Nordeste é a região em que Lula liderou as eleições. "Aqui é o quartel general, e como consequência, você tem a maioria dos governadores aliados do presidente".

Há necessidade de ter políticos que conheçam a região para desenvolver ações que cativem ainda mais o eleitor e ampliem sua popularidade. Adriano Oliveira, UFPE