PF faz operação contra suspeita de vazamento de prova do Enem no Ceará
A PF realiza operação hoje contra um suposto vazamento de prova do Enem realizado em 2023. Segundo as investigações, um candidato inscrito no Ceará divulgou o tema da redação nas redes sociais ainda durante a realização do exame.
Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos na Operação Limite Virtual. A ordem foi dada pela Justiça Federal em Sobral (CE).
A comunicação do suposto crime foi feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC, e a PF afirma que identificou o suspeito.
A PF diz que "há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023", ainda no período da prova. Na casa do candidato, a PF achou os cadernos. O Enem foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.
As condutas do investigado podem configurar o cometimento, em tese, do crime de fraude em certame de interesse público, com penas que podem chegar a 8 anos de prisão.
Nota da PF-CE
Ao todo, 15 agentes atuam na operação policial. A Polícia Federal afirma que o nome da operação é uma tentativa de alertar as pessoas sobre os limites que devem ser impostos nas redes sociais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.