Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Indígenas de recente contato tratam doenças em estrutura precária sob chuva

Cerca de 40 indígenas da etnia korubo estão tratando doenças, em especial a pneumonia, em uma estrutura precária dentro de uma balsa alagada quando chove, na Terra Indígena Vale do Javari (AM), onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos em junho de 2022.

Os vídeos foram feitos por equipes de saúde e enviados à Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari). As imagens foram feitas perto da balsa Korubo, atracada no rio Ituí.

No vídeo, um profissional de saúde afirma: "Quando chove forte, não há lugar para acomodações de pacientes, não tem nenhuma condição de abrigo para enfermagem."

Aqui a gente tem no mínimo 40 pessoas, metade delas tratando pneumonia. Não tem lugar que não esteja alagado.
Integrante da equipe de saúde

O UOL contatou às 15h de ontem a Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde, para saber se serão tomadas providências para melhorar a assistência, mas não houve retorno até o momento.

Nada avançou no governo, diz procurador

Os indígenas korubo são uma etnia que tem uma parte que já fez contato com não indígenas, e outra que ainda vive isolada na floresta Amazônica.

O procurador jurídico da Univaja, Eliesio Marubo, critica a ausência do governo federal, em referência ao período do fim da gestão de Jair Bolsonaro (PL) e agora da gestão Lula (PT).

Desde junho de 2022 [mortes de Dom e Bruno], nada avançou em nenhuma política pública em relação ao Vale do Javari. Há muita conversa do governo, muita justificativa, e nada avança!
Eliesio Marubo, procurador jurídico da Univaja

Continua após a publicidade

Segundo o procurador jurídico, as políticas na área da saúde estão cada vez mais precárias. A balsa que aparece nos vídeos, por exemplo, foi doada pela Univaja, e não é do governo federal.

Esses vídeos refletem exatamente isso: a ausência do poder público. Priorizam-se certas regiões em detrimento de outras, mas há várias em que o governo precisava trabalhar com urgência.
Eliesio Marubo

Tribo quase isolada

Indígenas korubo fotografados durante expedição da Funai em 2019
Indígenas korubo fotografados durante expedição da Funai em 2019 Imagem: Bruno José/Funai

O primeiro contato dos korubos com não indígenas ocorreu no final de 1996, quando a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) adotou medidas na região para protegê-los de ataques de invasores, que já haviam provocado mortes de membros da etnia isolada.

Em 2014, uma família korubo fez um segundo contato com não indígenas e foi levada para uma base da Funai.

Continua após a publicidade

Em 2019, a Funai fez uma expedição para proteger os indígenas isolados korubos do rio Coari e do povo matis, que viviam em tensão por ataque de invasores a suas terras. Alguns dos indígenas chegaram a ser dados como desaparecidos, mas foram encontrados pelas equipes.

A expedição foi comandada por Bruno Pereira, que à época era coordenador de Índios Isolados e de Recente Contato. Quinze dias após a operação Korubo, ele foi demitido do cargo —a ação destruiu 60 balsas e irritou garimpeiros.

Os korubos são conhecidos por outros indígenas da região como "caceteiros", por fabricarem e utilizarem diferentes tipos de borduna (arma indígena feita de madeira com forma cilíndrica e longa).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes