Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Moraes e Lewandowski entregam em mãos convite a Bolsonaro para posse no TSE
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski saíram do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (10) à noite rumo ao Palácio do Planalto para entregar em mãos ao presidente Jair Bolsonaro o convite para a posse de ambos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no dia 16. Moraes vai presidir a Corte e Lewandowski será o vice.
Aliados do presidente tentam convencer o presidente a ir à cerimônia, mas Bolsonaro tem afirmado a interlocutores próximos que não vai e sua equipe de campanha já prepara uma agenda em Juiz de Fora (MG) para o mesmo dia da posse na Corte Eleitoral, conforme apurou a colunista do UOL Carla Araújo.
Na cerimônia no TSE, está previsto discurso de Moraes, que deve criticar os ataques feitos ao sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro é investigado em inquérito no STF por essa prática. Como o presidente não tem direito a discursar no evento, o temor é que ele pareça enfraquecido.
Bolsonaro e Moraes protagonizam atritos publicamente. O presidente criticou o ministro em discursos e já pediu o impeachment dele ao Senado. Moraes é o relator de inquéritos no STF que miram diretamente o presidente. Lewandowski também costuma ser criticado por Bolsonaro, por decisões judiciais tomadas em sentido oposto aos interesses do governo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.