Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Uma semana após atos, Datafolha mostra que brasileiros defendem democracia

Manifestantes fazem ato pela democracia em frente ao Congresso, em Brasília - Gabriela Vinhal/UOL
Manifestantes fazem ato pela democracia em frente ao Congresso, em Brasília Imagem: Gabriela Vinhal/UOL

Colunista do UOL

19/08/2022 12h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma semana depois dos atos pela democracia, o Datafolha confirma o que foi visto nas ruas: a maioria da população apoia o regime político. Segundo a pesquisa, 75% dos brasileiros acreditam que a democracia é a melhor forma de governo. Em setembro de 2021, última vez que o instituto incluiu a pergunta sobre democracia nas entrevistas, o índice foi de 70%.

O percentual dos entrevistados que legitimam a democracia foi divulgado nesta sexta-feira (19) pelo instituto. A diretora do Datafolha, Luciana Chong, considerou importante acrescentar essa pergunta nas entrevistas feitas neste mês devido a declarações do presidente Jair Bolsonaro.

"A gente está vivendo um momento eleitoral importante, em que um dos candidatos sempre coloca isso em xeque, tanto a democracia, quanto as urnas. Então, é importante saber como a população enxerga a democracia", disse Chong à coluna.

A diretora do Datafolha considerou o percentual medido na pesquisa mais recente "dentro do esperado", na comparação com anos anteriores. "A gente já tinha a maioria da população a favor desse sistema", concluiu.

Em outubro de 2018, na véspera da eleição que deu vitória a Bolsonaro no primeiro turno, o Datafolha mostrou que a democracia nunca tinha sido tão valorizada no Brasil. Na ocasião, 69% dos entrevistados consideravam a democracia a melhor forma de governo. O índice contabilizado foi maior do que em junho de 2018, quando 57% tinham a mesma visão sobre a democracia.

Em setembro de 1989, quando o Datafolha perguntou sobre democracia pela primeira vez, 43% apoiavam esse sistema de governo. Para 22%, tanto fazia viver sob a democracia ou sob a ditadura. Outros 18% consideravam, em certas circunstâncias, ditaduras melhores que democracias.

No mês passado, o Datafolha incluiu uma pergunta sobre a avaliação do trabalho do STF (Supremo Tribunal Federal), instituição constantemente atacada por Bolsonaro.

Segundo a pesquisa, 23% avaliavam como ótimo ou bom o desempenho do tribunal. O índice manteve-se estável em relação a dezembro do ano passado. Nessa edição, o Datafolha não incluiu questionamento sobre a Corte.

Também não foi incluída neste mês pergunta sobre a confiança nas urnas eletrônicas. Em julho, o índice alcançado foi de 79% dos entrevistados.