Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Zanin avalia manter equipe de Lewandowski depois da posse no STF

Cristiano Zanin tomará posse como ministro do STF em agosto - Cristiano Zanin será testado na CCJ do Senado sobre sua capacidade para assumir sua vaga no Supremo. Essa é a principal etapa de sua análise. Foto: Rafael Luz/STJ
Cristiano Zanin tomará posse como ministro do STF em agosto Imagem: Cristiano Zanin será testado na CCJ do Senado sobre sua capacidade para assumir sua vaga no Supremo. Essa é a principal etapa de sua análise. Foto: Rafael Luz/STJ

Colunista do UOL

03/07/2023 11h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A um mês de tomar posse como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), o advogado Cristiano Zanin avalia se manterá no gabinete a equipe de seu antecessor, Ricardo Lewandowski. Zanin já conversou com servidores e funcionários em reuniões presenciais para entender onde cada um atua e decidir, até 3 de agosto, quem serão seus assessores.

O advogado vai escolher, também, três juízes auxiliares. Os que atuavam no gabinete de Lewandowski já retornaram a seus tribunais de origem. Os ministros do STF contam com até três juízes para instruir e ajudar na condução de processos.

Lewandowski deixou para trás o gabinete com menos processos no STF. Dos 23.911 processos hoje tramitando na corte, 523 eram de relatoria do ministro. O acervo será transferido para Zanin assim que ele tomar posse. O advogado já começou a avaliar os processos para se preparar para os julgamentos de agosto, quando o tribunal retorna do recesso.

No gabinete que Zanin herdará, atuavam 42 funcionários ao todo. São três vagas de juízes; nove de assessores em cargos de comissão, entre servidores do STF e pessoas sem vínculo com o tribunal; 15 analistas do tribunal; oito funcionários terceirizados; três estagiários de nível médio e quatro estagiários de Direito.