Indecisão de Lula para PGR atrasa posse de três ministros do STJ
A demora para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um novo procurador-geral da República tem atrasado a sabatina dos três escolhidos para ocupar vagas de ministro no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Segundo fontes do Senado, as sabatinas dos três só serão agendadas depois que for sabatinado o novo procurador-geral, que ainda não foi anunciado por Lula.
A expectativa no Senado é que Lula nomeie o sucessor de Augusto Aras na próxima semana. Hoje, o preferido para a vaga é o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet Branco. Em um cenário otimista, o procurador seria sabatinado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) ainda na próxima semana.
Com o feriado do dia 12 de outubro, a sabatina dos três ministros do STJ poderia ser agendada a partir do dia 18. Já foi definido que os três serão questionados pelos senadores no mesmo dia. São eles: a advogada Daniela Teixeira e os desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos.
Para tomar posse no STJ e como procurador-geral da República, o escolhido do presidente precisa ser submetido à sabatina e, depois, ter o nome aprovado em votação no plenário do Senado.
Deixe seu comentário