Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Reportagem

Lula escolhe aliado de Nunes Marques para TRF-1 em vez de candidato de Dino

Foi publicada no Diário da Oficial da União desta terça-feira (14) a nomeação do juiz João Carlos Mayer para desembargador do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques foi o maior apoiador da candidatura e saiu vitorioso na disputa de bastidor.

Embora tenha atuado com menos intensidade em prol do magistrado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também é ligado a Mayer. O ministro da Justiça, Flávio Dino, foi derrotado na disputa. Ele fez campanha para outro concorrente, o juiz maranhense Pablo Zuniga.

Antes de ser escolhido por Jair Bolsonaro para ocupar uma cadeira no STF, Nunes Marques era desembargador do TRF-1. O ministro conserva relação estreita com integrantes do tribunal ao qual pertenceu e, por isso, tem levado vantagem ao influenciar as nomeações de novos desembargadores.

A importância do tribunal também se percebe na quantidade de estados que representa: ao todo 13. São eles Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás e Distrito Federal.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • A Justiça Federal de MInas Gerais não integra mais o TRF-1, e sim o TRF-6, criado em 2021

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes