Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lula já sabe quem vai nomear para tribunal que julgará Moro, dizem aliados

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vota hoje a lista tríplice com candidatos a uma cadeira no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná. A expectativa é que Lula nomeie o novo juiz nos próximos dias. Segundo interlocutores do presidente, o escolhido deve ser o advogado José Rodrigo Sade, que atua hoje como substituto no tribunal paranaense.

Com a formação completa, o TRE do Paraná pode julgar o processo em que é pedida a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR). Segundo fonte do tribunal, a tendência hoje é que ao menos três dos juízes votem pela condenação — o novato, inclusive. O julgamento estava marcado para o dia 8, mas foi suspenso.

O tribunal é composto por sete integrantes. Uma das incógnitas é o posicionamento do novo presidente, Sigurd Bengtsson, que vai tomar posse amanhã (2).

Integrantes do TRE acreditam que existe prova de que Moro cometeu abuso de poder econômico por ter utilizado recursos na campanha de 2022 sem declarar à Justiça Eleitoral. De acordo com um magistrado, a prova mais forte seria um "depoimento suicida" em que o próprio senador teria admitido o uso de parte dos recursos não declarados em benefício da campanha.

A palavra final sobre o destino de Moro, no entanto, será dada pelo TSE. Se a decisão do TRE for pela cassação, o senador deve recorrer à corte superior. Se for inocentado, o Ministério Público deve apelar.

Caso a decisão final seja pela cassação, será realizada nova eleição para preencher a cadeira de Moro no Senado. Isso porque a ação, ajuizada pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), pede a cassação da chapa eleita. Ou seja, a decisão atingiria também os dois suplentes do senador.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.