Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lula nomeia ex-advogado de Deltan para compor tribunal que vai julgar Moro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje a nomeação do juiz que vai assumir a cadeira vaga no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná. O escolhido é José Rodrigo Sade, conforme noticiou a coluna na semana passada.

Sade foi advogado do deputado federal cassado e ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo), que coordenou a Operação Lava Jato. A expectativa é que a nomeação seja publicada no Diário Oficial da União de amanhã.

Com o quórum completo, o presidente do tribunal, Sigurd Bengtsson, agendará nova data para o julgamento que pode culminar na cassação do mandato de senador do ex-juiz Sergio Moro. Integrantes do TRE acreditam que a sessão do dia 19 de fevereiro seja reservada para a análise do processo.

A ação foi ajuizada pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Moro foi acusado de ter cometido abuso de poder econômico por ter utilizado recursos na campanha de 2022 sem declarar à Justiça Eleitoral.

Qualquer que seja o resultado, o derrotado poderá recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que dará a palavra final.

Se a decisão final for pela cassação, será realizada nova eleição para preencher a cadeira de Moro no Senado. Isso porque a ação pede a cassação da chapa eleita. Ou seja, a decisão atingiria também os dois suplentes do senador.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes