Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Moro estrelou 'filme com objetivo eleitoreiro', diz juiz nomeado por Lula

Apesar de se tratar de um processo sobre eventual desvio cometido na campanha de 2022, o julgamento de Sergio Moro no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná tem focado a vida pregressa do ex-juiz de Curitiba. No segundo dia de julgamento, o desembargador José Rodrigo Sade, nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva, disse que Moro protagonizou um "filme com objetivo eleitoreiro" desde que se despediu da toga para integrar o governo de Jair Bolsonaro em 2019.

"(Moro) acabou por influenciar diretamente na quantidade maior de recursos na pré-campanha. A pré-campanha ao Senado teria recurso bem menor, por corresponder a 5% da Presidência. Olhando as provas como a cena de um filme e não imagens, tenho para mim que esse filme de provas teve início na exoneração do cargo referido, filme com objetivo eleitoreiro", declarou Sade, que votou pela condenação de Moro.

No primeiro dia de julgamento, o relator, desembargador Luciano Carrasco Falavinha, tentou dissociar a questão eleitoral do passado de Moro como juiz. "Não se está aqui a julgar a Operação Lava Jato, seus personagens, acertos e erros", declarou, no início do voto pela absolvição do senador.

A desembargadora Claudia Cristofani dará o terceiro voto. Ela pediu vista do julgamento na sessão desta quarta-feira (3) e prometeu devolver o caso para o plenário na segunda-feira (8). O presidente do tribunal, Sugurd Bengtsson, afirmou que a votação será concluída no mesmo dia.

A ação foi ajuizada pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Moro foi acusado de ter cometido abuso de poder econômico por ter utilizado recursos na campanha de 2022 sem declarar à Justiça Eleitoral.

Se a decisão final for pela cassação, depois que se esgotarem os recursos judiciais será realizada nova eleição para preencher a cadeira de Moro no Senado. Isso porque a ação pede a cassação da chapa eleita. Ou seja, a decisão atingiria também os dois suplentes do senador.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes