Topo

Chico Alves

Comandante da Força Nacional elogia PMs amotinados do Ceará: "Gigantes!"

Colunista do UOL

02/03/2020 14h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A assembleia que decidiu ontem à noite pelo encerramento do motim da PM do Ceará, que durou 13 dias, teve uma participação surpreendente. Antes dos amotinados decidirem pela volta ao trabalho, o comandante da Força Nacional de Segurança (FNS), coronel Aginaldo de Oliveira, dirigiu-se aos PMs. Não discursou para criticá-los, mas para elogiá-los enfaticamente.

Oliveira disse aos amotinados: "Vocês são gigantes, vocês são monstros, vocês são corajosos! Demonstraram isso ao longo desses 10, 11, 12 dias que estão aqui dentro desse quartel, em busca de melhoria da classe, e vão conseguir". O vídeo foi publicado originalmente no site Come Ananás.

A coluna perguntou ao comandante da FNS, através da assessoria de imprensa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, se não acha que errou ao fazer esses elogios, já que os PMs que participaram do movimento cometeram crime e deixaram um vácuo que fez o número de homicídios subir para uma ocorrência por hora.

O coronel foi questionado também se, com esse gesto, não está incentivando o surgimento de outros motins. Oliveira não respondeu às perguntas e a FNS enviou a seguinte nota:"A Força Nacional de Segurança Pública esclarece que seu Comandante, que é membro da Polícia Militar, fez um discurso interno para os policiais, parabenizando-os pelo fim da paralisação e por não condicioná-lo à exigência de benefícios, como a anistia".

Cearense de nascimento, o coronel Aginaldo de Oliveira era lotado no Bope antes de comandar a Força Nacional de Segurança. Ele apareceu recentemente no noticiário por ocasião do seu casamento com a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).