PUBLICIDADE
Topo

Chico Alves

PSOL protocola terceiro projeto para impedir privatização do SUS

Logo do SUS - Reprodução
Logo do SUS Imagem: Reprodução
Chico Alves

Chico Alves é jornalista, por duas vezes ganhou o Prêmio Embratel de Jornalismo e foi menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog. Foi editor-assistente na revista ISTOÉ e editor-chefe do jornal O DIA. É co-autor do livro 'Paraíso Armado', sobre a crise na Segurança Pública no Rio, em parceria com Aziz Filho.

Colunista do UOL

28/10/2020 13h48

Mais um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) foi protocolado na Câmara dos Deputados para sustar imediatamente os efeitos do decreto presidencial 10.530, que determina à equipe econômica que crie um modelo de privatização para unidades básicas de saúde. Depois do PT e do PCdoB, a bancada do PSOL tomou a iniciativa hoje.

O documento sustenta que o decreto presidencial terá "efeito devastador" para o Sistema Único de Saúde e classifica a iniciativa como ilegal, já que vai contra a legislação que instituiu o Programa de Parcerias de Investimentos.

O PDL do PSOL rebate a ideia de que o Brasil invista muito dinheiro na saúde e informa que os gastos na área equivalem a 3,8% do PIB, "o que coloca o país na 64ª posição em gastos com saúde, em ranking com 183 países".

Logo após a movimentação dos psolistas, o partido REDE Sustentabilidade entrou com um quarto Projeto de Decreto Legislativo com o mesmo objetivo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.