Topo

Chico Alves

Associação de funcionários da Anvisa lamenta politização da vacina

Foto ilustrativa da CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan - Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Foto ilustrativa da CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan Imagem: Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

10/11/2020 15h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para o diretor-geral da Associação de Servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Rodrigo Savini, a suspensão dos testes da vacina CoronaVac teve base técnica. Ele lamenta, no entanto, que na sequência o assunto tenha saído da esfera científica. "Apos a decisão é que houve a politização da ação, isso é triste", disse ele à coluna.

Savini concorda que o experimento deveria ter ser sido interrompido ainda ontem. Ele acredita que o evento adverso grave precisaria ser melhor entendido e investigado antes de a Anvisa tomar a decisão de voltar a liberar os testes. "Como instituição, acreditamos na decisão técnica e gostaríamos muito que a atuação da agência não fosse usada politicamente", defende.

O desvio da discussão sobre a CoronaVac do campo técnico para o político aconteceu, segundo acredita o diretor da associação, a partir do comentário publicado no Facebook do presidente Jair Bolsonaro, quando ele considerou o episódio como "vitória".

"Desde a instituição da agência, alcançamos uma posição de destaque internacional na regulação de assuntos referentes à vigilância sanitária", comenta Savini. "A Anvisa, tem participado como par das principais agências reguladoras do mundo, como a europeia e a americana, sempre pautada pela competência técnica e especialização dos seus servidores efetivos".

O diretor da entidade acredita que a polêmica atual é prejudicial à agência. "Esse tipo de politização é irresponsável e uma fala pode colocar toda essa competência técnica em xeque", acredita.