PUBLICIDADE
Topo

Chico Alves

Sósia de Bolsonaro, candidato Bolsonaldo teve apenas 40 votos a vereador

Bolsonaldo, candidato a vereador em Marituba, no Pará - Divulgação
Bolsonaldo, candidato a vereador em Marituba, no Pará Imagem: Divulgação
Chico Alves

Chico Alves é jornalista, por duas vezes ganhou o Prêmio Embratel de Jornalismo e foi menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog. Foi editor-assistente na revista ISTOÉ e editor-chefe do jornal O DIA. É co-autor do livro 'Paraíso Armado', sobre a crise na Segurança Pública no Rio, em parceria com Aziz Filho.

Colunista do UOL

17/11/2020 11h22

Motivado pelos frequentes comentários de que se parece com Jair Bolsonaro, o metalúrgico Enaldo Rodrigues, de 63 anos, resolveu se candidatar a vereador no município paraense de Marituba. Assumiu o apelido Bolsonaldo e tomou a surpreendente decisão de concorrer pelo PCdoB, partido cuja linha ideológica é frequentemente criticada pelo presidente. Apareceu no noticiário nacional e viu sua popularidade aumentar junto aos moradores da cidade, que a toda hora pediam para tirar foto com ele.

Essa movimentação, no entanto, não teve resultado prático. Bolsonaldo não foi eleito: teve apenas 40 votos.

"Teve uns problemas na apuração, dizem que houve fraude", justifica-se o candidato, usando argumento parecido com o do presidente da República depois que constatou que os candidatos bolsonaristas tiveram péssimo desempenho. Assim como Bolsonaro, o paraense Bolsonaldo não apresenta qualquer prova da suposta tramoia.

Ao fim da apuração, o sósia do presidente gravou vídeo desejando sucesso aos eleitos de Marituba. Atitude bem diferente da autoridade que lhe serve de inspiração.

Errata: o texto foi atualizado
O nome da cidade de Marituba foi erroneamente grafado como Manituba. O texto foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.