Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Foto de Ernesto Araújo no papel de James Bond vira chacota entre diplomatas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Desde ontem, o principal assunto nos grupos de WhatsApp dos diplomatas do Itamaraty é a foto em que o chanceler Ernesto Araújo aparece como o personagem James Bond, o famoso 007.
A imagem está na capa da revista digital bolsonarista A Verdade. A matéria que motivou a foto tem o título de "Missão Brasil". Segundo o subtítulo, "em um dos momentos mais difíceis da humanidade, Ernesto Araújo é o homem certo no lugar certo para defender os interesses do Brasil".
A coluna enviou mensagem ao Ministério das Relações Exteriores perguntando a Araújo se a foto é real ou montagem, e se o ministro concorda com a divulgação da imagem. O departamento de comunicação da pasta respondeu em parte: "A foto é obviamente uma montagem e de inteira responsabilidade da revista". Não se sabe, no entanto, se Araújo aprova ou não a montagem.
Nos grupos de diplomatas a imagem é motivo de chacota e críticas. O embaixador Paulo Roberto de Almeida postou a capa da revista em sua timeline no Facebook, com o seguinte comentário: "Mamãe, haverá garoto mais ridículo que eu?".
A revista digital onde aparece a foto pertence ao "Jornal da Cidade Online", veículo alinhado com os bolsonaristas. O jornal já foi condenado e é alvo de ações na Justiça por publicação de notícias falsas ou distorcidas e ataques a personalidades ligadas à política.
Por esse motivo, enfrentou campanha do grupo Sleeping Giants Brasil, que atua contra fake news, e perdeu muitos anunciantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.