Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por divergência no PTB, filha de Roberto Jefferson é ameaçada de expulsão

Cristiane Brasil  - Reprodução/Instagram
Cristiane Brasil Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

05/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A disputa pela filiação do presidente Jair Bolsonaro abriu uma crise no PTB que está prestes a resultar na expulsão de Cristiane Brasil, filha do presidente da legenda, Roberto Jefferson. O principal embate se dá entre Cristiane e a presidente interina do partido, Graciela Nienov, que a acusa de se intrometer nas negociações para ingresso de Bolsonaro, pauta que já vinha sendo tratada pelos dirigentes partidários. Graciela está à frente da legenda desde 13 de agosto, quando Jefferson foi preso por ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em áudio encaminhado a um integrante do PTB, Jefferson, que está sob custódia no Hospital Samaritano, no Rio, depois de passar por um cateterismo, elogia Graciela, a quem chama de Graci, e diz que tanto a filha Cristiane quanto o blogueiro Oswaldo Eustáquio, que a apoia, serão julgados pela comissão de ética do partido.

"A Graci tem a minha proteção mesmo", diz ele, no áudio. "Cristiane e o Oswaldo Eustáquio estão conspirando contra a obra do reino. Estão fazendo a rebelião e Deus não aceita rebelião".

Cristiane reagiu com um tuíte postado no sábado. "Meu pai não faria isso comigo se estivesse normal! Deus está vendo!", argumentou. "Não quero partido, só quero meu pai longe desses demônios! Que loucura!"

No domingo (3) ela respondeu a uma postagem no Twitter segundo a qual a presidente interina do PTB estaria costurando sua expulsão por ter convidado Bolsonaro para uma reunião com Otávio Fakhoury, presidente da legenda em São Paulo. Graciela teria ficado irritada porque ela própria quer conduzir o assunto.

"Esse é o motivo pra me expulsar? Tá fácil. Não chamei nada", escreveu a filha de Jefferson.

Cristiane chama Graciela de "gerentona" e a acusa de colocar a liberdade do pai em risco "indo ao hospital sem autorização judicial". Explicou o motivo de estar tratando nas redes sociais de um problema que deveria ser resolvido a portas fechadas: "A tirania interna chegou num grau que o máximo que estou fazendo aqui é minha defesa prévia e apresentar outros fatos que não seriam conhecidos pelo público".

Em novembro do ano passado Cristiane também foi ameaçada de expulsão do PTB, já que apoiou a eleição de Eduardo Paes à Prefeitura do Rio, contra a orientação de seu pai, que apoiava a reeleição de Marcelo Crivella.

"Dá conflito porque a Cris é uma pessoa de opinião como eu sou. Dois bicudos não se beijam", disse Jefferson, no áudio gravado no hospital, referindo-se à filha.