Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Senador Alessandro Vieira sai do Cidadania por divergir de Roberto Freire

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) - Pedro França/Agência Senado
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) Imagem: Pedro França/Agência Senado

Colunista do UOL

12/03/2022 13h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos mais destacados integrantes da CPI da Covid, o senador Alessandro Vieira, de Sergipe, anunciou hoje que está de saída do Cidadania, legenda pela qual pretendia se lançar candidato a presidente da República. O principal motivo apesentado foi a permanência do principal dirigente do partido. "Diante do rompimento do compromisso de renovação, com alteração do Estatuto e manutenção de Roberto Freire como presidente, condição que ostentará por 34 anos, levam à conclusão de que é absolutamente inviável a minha permanência como filiado do Cidadania", explicou o senador, em nota.

Vieira diz no texto que um dos maiores problemas do Brasil é o "absoluto distanciamento entre o sentimento popular e a conduta das figuras públicas nacionais". "A necessidade urgente de renovação política é apontada a cada pesquisa e eleição há anos, mas parlamentares e dirigentes partidários preferem ignorar esta realidade e investir na manutenção de seus feudos e privilégios, retardando ou mesmo impedindo a formação e consolidação de novas lideranças", diz o parlamentar.

A consequência disso, segundo ele, é o crescente descrédito da classe política e a lacuna de representação, o que abre espaço para populistas irresponsáveis.

"Ingressei no Cidadania em dezembro de 2018, em um contexto de renovação política e modernização partidária, que foi materializado no Estatuto, com vedação às reeleições infinitas e abertura para os novos movimentos sociais. A pretensão era justamente representar o anseio popular por um partido moderno e diverso", afirma Vieira. Foi a quebra desse objetivo que o faz sair da legenda.

O senador manifesta diz que seu futuro político será definido "juntamente com nossos parceiros de construção política em Sergipe e em Brasília".