Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Anitta, Luisa Sonza e Juliette pedem que jovens tirem título de eleitor

Anitta, Luisa Sonza e Juliette - Divulgação
Anitta, Luisa Sonza e Juliette Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

24/03/2022 11h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido


O baixo número de adolescentes com títulos de eleitor para votar nas eleições deste ano está mobilizando celebridades da cena pop que tentam reverter o quadro. A principal estrela engajada nesta causa é a cantora Anitta, que tem usado as redes sociais para apelar a seu público que providencie o documento. "Vamos lá galera... que vocês ficam falando 'Anitta faz alguma coisa' mas não dá pra salvar o país sozinha não", tuitou ela ontem. "Faz esse título de eleitor logo.. a gente muda o presidente, eu viro top 1, a Bruna Marquezine estrela de Hollywood e a nação segue adiante". O prazo final para tirar o documento é 4 de maio.

Em outra postagem no Twitter, Anitta brinca: "Então agora é isso hein... me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 anos eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor".

Também a cantora Luisa Sonza, cujo público é formado principalmente por adolescentes, colocou no story do Instagram a seguinte mensagem: "Não adianta gritar 'Fora Bolsonaro' nos shows e não tirar o título de eleitor''. Luisa retuitou a mensagem de Anitta sobre o tema.

Também ontem a vencedora do último BBB, Juliette, postou no Twitter que "o voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa". Ela completou: "Fico muito triste com a informação que o número de adolescentes de 16 e 17 anos que tiraram o título de eleitor é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE".

A preocupação das estrelas é plenamente justificada. No mês de fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral registrou o menor número da história de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor. São 830 mil até agora, enquanto em 2018, no mesmo mês, eram 1,4 milhão de jovens na mesma faixa etária com o documento.

Há quatro anos, o percentual de adolescentes com o título era de 23% do total de pessoas nessa idade. Hoje, os jovens aptos a votar representam apenas 13,6% do total de indivíduos nessa faixa etária.