Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Oposto ao carrancudo Bolsonaro, Lula posta mensagem do Dia dos Namorados

Ex-presidente Lula - Reprodução das redes sociais
Ex-presidente Lula Imagem: Reprodução das redes sociais

Colunista do UOL

10/06/2022 10h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva lançou hoje nas redes sociais um vídeo em que fala sobre o Dia dos Namorados. O petista sugere que no domingo os casais troquem cartas escritas à mão em vez de mensagens em aplicativos. "Você vai ver que a cartinha escrita com a sua mão vai valer muito mais que 40 zap (sic), vai valer muito mais do que 50 emails", diz Lula. "É preciso ter química e quando você escreve está passando da caneta para o papel o amor que você sente pela sua companheira".

O vídeo faz parte da estratégia de destacar o ex-presidente como uma pessoa amável, simpática e que não trata somente dos temas áridos da política, mas que dá atenção também a assuntos do cotidiano de qualquer pessoa. A ideia é se opor à imagem carrancuda de Jair Bolsonaro, que fequentemente tem aparecido em público com a expressão tensa, falando aos gritos e em tom de ameaça.

Algumas pesquisas têm identificado que a população está cansada da interminável expectativa em torno das bravatas golpistas do presidente da República, que ameaça não respeitar o resultado das urnas, caso saia derrotado. No levantamento feito pela Genial/Quaest e divulgado na quarta-feira (8), 28% dos entrevistados disseram que o questionamento sobre as urnas diminui as chances de votar em Bolsonaro, enquanto 13% disseram que aumenta.

Os organizadores da pré-campanha de Lula identificaram que o público das redes sociais se engajou bastante nas postagens sobre o casamento do ex-presidente com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja. O diagnóstico é que o eleitor está cansado do clima de guerra e aprova cada vez mais o conteúdo em tom de "paz e amor".