Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Celso Amorim: Chanceler deve explicar apelo de Bolsonaro a Biden sobre Lula

Celso Amorim - Folhapress
Celso Amorim Imagem: Folhapress

Colunista do UOL

14/06/2022 15h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores dos governos Lula e Itamar Franco, o atual chanceler, Carlos França, deveria ser chamado ao Congresso para esclarecer o episódio, relatado pela agência de notícias americana Bloomberg, em que o presidente Jair Bolsonaro pediu ao colega norte-americano Joe Biden para intervir nas eleições do Brasil contra Luiz Inácio Lula da Silva.

"Acho que se deveria convocar o ministro das relações Exteriores ao Senado ou à Câmara para explicar o inexplicável", disse ele à coluna.

De acordo com a Bloomberg, na recente viagem aos Estados Unidos, Bolsonaro pediu ajuda ao presidente americano "em sua candidatura à reeleição durante uma reunião privada à margem de uma cúpula regional". Na ocasião, o ocupante do Palácio do Planalto descreveu o petista como "um perigo para os interesses dos Estados Unidos". Biden teria imediatamente mudado de assunto.

Ao ser questionado em uma entrevista sobre esse apelo, Bolsonaro disse que "não existe isso daí" e tratou a notícia como "especulação".

Para Amorim, porém, não se deve esquecer o assunto antes que seja totalmente esclarecido. "Isso é algo inclassificável", critica ele. "É preciso também esclarecer a promessa, aparentemente feita, de defender os interesses americanos. Os entreguistas que eu conheci em outros tempos pelo menos disfarçavam".