Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Reunião com Rodrigo Pacheco decide rumo da comissão em defesa de yanomamis

Indígenas Yanomami em Roraima, sofrendo com crise humanitária e desassistência governamental - Junior Yanomami/Condisi-YY
Indígenas Yanomami em Roraima, sofrendo com crise humanitária e desassistência governamental Imagem: Junior Yanomami/Condisi-YY

Colunista do UOL

28/02/2023 10h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido


Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Eliziane Gama (PSD-MA) se reúnem hoje com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tentar resolver o impasse em relação à comissão em defesa dos yanomamis. Formado para encontrar formas de ajudar os indígenas de Roraima a superar a desnutrição e a falta de assistência de Saúde, o grupo tem outros três integrantes que são mais ligados à defesa dos interesses dos garimpeiros, justamente os causadores da devastação na região. Uma das sugestões de Costa e Gama é acrescentar mais três integrantes.

Eles acreditam que essa providência pode compensar a atuação de Chico Rodrigues (PSB-RR), Hiran Gonçalves (PP-RR) e Mecias de Jesus (Republicanos-RR), todos com histórico de apoio ao garimpo.

O maior momento de tensão entre os senadores da comissão aconteceu na segunda-feira de Carnaval (20), quando Chico Rodrigues visitou a Terra Yanomami sem pedir autorização ao Senado e avisando à colega Eliziane Gama pouco antes de se dirigir à região, sem tempo hábil para que ela se deslocasse do Maranhão para acompanhá-lo. Humberto Costa nem foi avisado.

Os dois encaminharam ofício a Rodrigues, que é o presidente da comissão, com pedido de explicação sobre as circunstâncias incomuns da viagem.

Também o Ministério Público Federal cobrou o senador, para "identificar os objetivos e atividades da referida Comissão Temporária Externa na Terra Indígena Yanomami, na perspectiva da defesa dos povos que habitam a TI Yanomami". Ele tem 10 dias para responder.

Rodrigues foi ao local em helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) e esteve no pelotão do Exército e no posto de Surucucu.

A ideia da ampliação do número de integrantes é anular a configuração atual, cuja maioria está mais próxima dos garimpeiros que dos indígenas. Caso a sugestão seja aceita por Pacheco, terá que ser submetida ao plenário do Senado.