Topo

Entendendo Bolsonaro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em SP, 7 de Setembro teve de tudo, menos Independência

Manifestante segura cartaz contra o comunismo - Imagem: Pedro Moreira/Revista Esquinas
Manifestante segura cartaz contra o comunismo Imagem: Imagem: Pedro Moreira/Revista Esquinas

Colunista do UOL

08/09/2022 11h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

* João Nakamura, Juliano Galisi, Pedro Penteado e Thiago Martins / Revista ESQUINAS

Comunismo, urna eletrônica, artigo 142, STF, Israel e Tio Sam. Houve de tudo na manifestação de 7 de Setembro convocada por Jair Bolsonaro (PL) e movimentos conservadores na avenida Paulista na última quarta (7), menos celebrações ligadas diretamente à Independência do Brasil, que completava 200 anos.

O ano de 2022 foi por vezes citado como especial pelos participantes da manifestação em São Paulo, mas sobretudo em razão da eleição à Presidência do Brasil, cujo primeiro turno será realizado daqui a menos de um mês, no dia 2 de outubro. O bicentenário da Independência, por sua vez, foi preterido pelos presentes na avenida.

Nomes como o de Alexandre de Moraes, ministro do STF, e Tarcísio de Freitas, candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, estavam presentes em panfletos, adesivos, cartazes e discursos — referências a Dom Pedro I e José Bonifácio, líderes da secessão em 1822, ou à importância do fato para o país, porém, foram nulas.

Manifestantes bolsonaristas - Imagem: Anna Casiraghi/Revista Esquinas - Imagem: Anna Casiraghi/Revista Esquinas
Manifestantes seguram cartaz com o dizer "Nós apoiamos Bolsonaro"
Imagem: Imagem: Anna Casiraghi/Revista Esquinas

Bandeiras estrangeiras

Abdul Fagundes Dias Júnior, 38, tremulava uma bandeira americana junto à flâmula brasileira. Para o professor de educação física, celebrar uma nação estrangeira tem um sentido complementar à independência do Brasil.

"A bandeira dos Estados Unidos representa o parceiro comercial e tudo que o Donald Trump passou por lá, essa perseguição política. O [ataque ao] Capitólio foi forjado. É para representar a liberdade americana. O armamento, o direito à defesa, liberdade de expressão, liberdade acima de tudo. O americano é livre", declara Fagundes, citando a invasão ao Congresso americano em janeiro de 2021.

Hasteando a bandeira de Israel, o corretor de imóveis Lucas Rocha, 27, afirma que a independência do Brasil representa valores próprios do judaísmo. "O Brasil representa valores judaicos. Mas eu não tenho judaísmo como religião. Faço parte de uma linha de judeus que não segue o judaísmo", justifica.

bandeira israel - Pedro Moreira/Revista Esquinas - Pedro Moreira/Revista Esquinas
Bandeira de Israel marca presença no 7 de Setembro bolsonarista
Imagem: Pedro Moreira/Revista Esquinas

Grafias estrangeiras também marcaram presença. Ivonete dos Santos, 61, funcionária pública, segurava um cartaz em inglês com os dizeres "We are against communism". "Nunca estive na Paulista no 7 de setembro, mas neste ano resolvi vir. Estou muito feliz, vendo muitos patriotas aqui. É uma luta do bem contra o mal, e o comunismo é algo que não aceitamos", destacou Ivonete.

Tradição e desfiles

Embora tenham perdido força desde a ditadura militar, as celebrações mais tradicionais de 7 de Setembro ainda são os desfiles cívicos. Manifestantes ouvidos pela reportagem afirmam ter prestigiado os desfiles por muitos anos. É o caso de Graça Oliveira, aposentada de 61 anos que voltou a celebrar o feriado. "Era uma data muito importante para a gente. Mais jovem, eu ia aos desfiles militares. Era muito legal. Estava há muito tempo sem comemorar, sentia falta".

Maurício de Paula, 51, também tinha o costume de acompanhar as marchas cívicas. "Esse feriado era dia em que sempre íamos às ruas para ver o desfile militar, de escola, Esquadrilha da Fumaça (...). Costumava prestigiar sempre", afirma o aposentado.

Neste ano, porém, o ato na Paulista é mais importante para Maurício: "É tempo de eleição presidencial, para governador. Devemos garantir a consciência de eleger bons representantes".

Manifestante bolsonarista segura pixuleco do ex-presidente Lula - Imagem: Anna/Casiraghi/Revista Esquinas - Imagem: Anna/Casiraghi/Revista Esquinas
Manifestante bolsonarista segura pixuleco do ex-presidente Lula
Imagem: Imagem: Anna/Casiraghi/Revista Esquinas

A publicitária Erika Mello, de 26 anos, é muito jovem para ter vivido o auge dos desfiles militares de independência, mas garante apreciar as cerimônias. Para ela, a eleição também torna o protesto mais importante que as solenidades tradicionais.

"Gosto de desfiles porque acho que o militarismo é um bom regime para o Brasil, mas hoje é importante estar aqui [na Paulista], principalmente por ser ano eleitoral", declara Mello. "Eu sou uma pessoa de direita e nós não temos outra opção senão o Bolsonaro para eleger pessoas que pensam como a gente. Além de comemorar, quero dar esse apoio", completa.

Política no 7 de Setembro

A marca governista em atos no Dia da Independência ficou mais evidente a partir de 2021, quando Bolsonaro, politicamente isolado, elevou a tensão entre o poderes Executivo e Judiciário.

No 7 de Setembro do ano passado, o presidente fez menção ao ministro Alexandre de Moraes em palanque na Paulista. "Acabou o tempo dele. Sai, Alexandre de Moraes. Deixa de ser canalha. (...) Qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá", afirmou na ocasião. A declaração teve repercussão bastante negativa entre autoridades públicas, o que levou o mandatário a reduzir o tom de ameaça.

O gancho político do feriado costuma ser adotado em contextos de turbulência política. Antes de 2021, protestos semelhantes na avenida Paulista foram registrados em 2011 e 2013. Nessas ocasiões, a convocação para os atos, espalhados por diversas cidades em todo o Brasil, declarou-se apartidária e adotou como pauta principal a anticorrupção.